O Presidente da República, José Maria Neves, desloca-se a Portugal para uma importante visita de trabalho, com destaque para a sua participação no 10.º Fórum da Aliança das Civilizações das Nações Unidas (UNAOC), subordinado ao tema “Unidos pela Paz: Restaurar a Confiança, Reconfigurar o Futuro – Refletindo sobre Duas Décadas de Diálogo para a Humanidade”, que decorre de 25 a 27 de novembro, em Cascais. O evento é co-organizado pela ONU e pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal e assinala os 20 anos da criação da Aliança das Civilizações.
De acordo com um comunicado da Presidência da República, estarão presentes entre 1.500 e 2.000 participantes, incluindo altos responsáveis da ONU, líderes políticos, religiosos e culturais, representantes de organizações internacionais, centros de investigação e sociedade civil, além de Chefes de Estado, incluindo o Presidente anfitrião, Marcelo Rebelo de Sousa, e Filipe VI, Rei de Espanha.
Com os olhos postos no futuro, Portugal convidou igualmente os representantes da Arábia Saudita, que vai organizar o 11.º Fórum Global, em 2026, da África do Sul e de Cabo Verde, que participa ao mais alto nível. “Cascais tem mais de 80% de nacionalidades do mundo e são comunidades que estão perfeitamente integradas ao ponto de nós dizermos que, em Cascais, ninguém é estrangeiro”, justificou, Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, em entrevista à ONU News.
A cerimónia da abertura acontece na segunda-feira, às 10h00, no Centro do Congresso, em Estoril. Às 11h25, inserido no programa do Fórum, o Presidente da República, José Maria Neves, participa numa homenagem a Jorge Sampaio (1939-2021), primeiro Alto Representante da Aliança das Civilizações das Nações Unidas e antigo Presidente da República Portuguesa.
Em Portugal, José Maria Neves tem previsto um encontro com os lideres das associações cabo-cabo-verdianas no Centro Cultural de Cabo Verde. Tem ainda agendado encontros bilaterais com o seu homólogo português, Marcelo Rebelo de Sousa, e com o Primeiro-ministro, Luís Montenegro.