O Presidente da Republica felicitou o governo, e em especial o Primeiro-ministro, e exortou os cabo-verdianos a celebrar a selecção de Cabo Verde para mais um compacto do Millennium Challenge Corporation (MCC). Para José Maria Neves, esta é uma noticia extremamente positiva e encorajadora e “uma vitória da Nação cabo-verdiana no seu todo”.
Em comunicado, o Chefe de Estado afirma que a decisão do MCC se traduz no reconhecimento do compromisso de Cabo Verde com a governação democrática e dos ganhos já alcançados na realização do desenvolvimento e na redução da pobreza. “Este compacto, chamado de ‘compacto regional’, é desenhado para apoiar o nosso país na realização do desenvolvimento através do aprofundamento da integração na região oeste- africana”, explica.
Diz ainda o PR que, nestes tempos de desafios ingentes, sobretudo em virtude da pandemia, das crises subsequentes e, mais recentemente, das guerras e seus efeitos sobre a comunidade internacional, com reflexos em todos os países, a seleção para um novo compacto do MCC é, sem dúvida alguma, uma notícia extremamente positiva e encorajadora.
“Trata-se de uma grande vitória para a Nação cabo-verdiana no seu todo e, em particular, para o Governo. Felicito vivamente o Governo, em especial o Senhor Primeiro-Ministro, Ulisses Correia e Silva, e exorto todos os cabo-verdianos a celebrar este muito bom momento para a nossa Nação e para o nosso processo de desenvolvimento e afirmação de Cabo Verde como um Estado de Direito Democrático apostado na realização do bem-estar para todos e todas, com índices cada vez mais elevados de inclusão e sustentabilidade”, acrescenta.
José Maria Neves deixou ainda uma palavra de reconhecimento ao Millennium Challenge Corporation e às autoridades americanas por mais esta inequívoca prova de amizade, solidariedade e compromisso com o povo cabo-verdiano.
Foi na tarde de ontem que o Primeiro-ministro anunciou, na sua página no facebook, a eleição de Cabo Verde para mais um compacto para a integração econômica regional da MCA. “É com alegria que anúncio que Cabo Verde foi selecionado pelo Conselho de Diretores da Millennium Challenge Corporation para um novo compacto dentro do programa de concessão de cinco anos!”, escreveu Ulisses Correia e Silva, sem avançar mais detalhes sobre o programa.
Mais especifico, o Millenium Challenge Corporation revelou, em comunicado, que o Conselho de Administração da MCC seleccionou “o antigo parceiro de compacto Cabo Verde como elegível para desenvolver um compacto regional em reconhecimento do claro compromisso do país com a governação democrática e dos seus significativos desafios de desenvolvimento e redução da pobreza. Com esta nova parceria, a MCC apoiará Cabo Verde na geração de crescimento económico através de uma maior integração com a região da África Ocidental”.
De acordo com a Directora Executiva do MCC, citada na nota, “a escolha de Cabo Verde, das Filipinas e da Tanzânia pelo Conselho de Administração faz avançar a missão da MCC de criar parcerias sólidas com países que demonstram um compromisso com a governação democrática, o investimento no seu povo e a liberdade económica”.
Esta é a terceira vez que Cabo Verde é eleito para beneficiar dos programas de apoio do Millenium Challenge Account. A primeira foi em julho de 2005, data em que o então Governo do PAICV e o MCC assinaram um acordo de cinco anos, no valor de 110 milhões de dólares, para aumentar o crescimento econômico e reduzir a pobreza no país, através de investimentos em infraestruturas, gestão de bacias hidrográficas e apoio à agricultura e desenvolvimento do sector privado. O montante ajudou o governo a promover uma “revolução” na agricultura em Cabo Verde, através da construção e melhorias de infraestruturas, acesso a água potável e saneamento um pouco por todo o arquipélago. Foram ainda feitas reformas politicas e institucionais para reforçar os direitos de propriedade.
Em 2012, o MCC estabeleceu nova parceria com o país, no montante de 66,2 milhões de dólares, para reduzir a pobreza através do crescimento económico.