PR confere posse aos novos membros de Governo após reajuste

O Presidente da República confere posse na tarde hoje, 26 de outubro, a duas novas ministras indicadas pelo Primeiro-ministro. Janine Lélis é a nova titular da pasta da Presidência do Conselho de Ministro e dos Assuntos Parlamentares e Filomena Gonçalves assume o ministério da Saúde, em substituição de Arlindo do Rosário, que vai para a embaixada de Cabo Verde na China.

 Em comunicado, o Chefe de Estado informa que aceitou a proposta de remodelação governamental apresentada pelo Primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva. Em consequência, diz, assinou os decretos presidenciais, que exoneraram Arlindo do Rosário do cargo de ministro da Saúde e Filomena Gonçalves de ministra da Presidência do Conselho de Ministros e dos Assuntos Parlamentares.

Aceitou entretanto as nomeações de Filomena Gonçalves para ministra da Saúde e Janine Lélis para ser a nova tutelar da Presidência do Conselho de Ministros e dos Assuntos Parlamentares, acumulando com a Defesa Nacional e Coesão Territorial. A cerimónia de posse terá lugar hoje, às 16 horas. 

Esta é a segunda mudança no Governo da X legislatura, que começou em maio de 2021, após demissão em novembro do mesmo ano do Ministro do Mar Paulo Veiga, pasta assumida de imediato por Abraão Vicente, acumulando com a Cultura e Indústrias Criativas.

De recordar que o elenco governamental empossado a pouco mais de um ano, ou seja a 20 de maio de 2021, contava com 28 membros, entre primeiro-ministro, 18 ministros (incluindo um vice-primeiro e dois ministros de Estado) e nove secretários de Estado. Baixa agora para 26 membros.

Sair da versão mobile