A XII edição da Semana da República arranca na próxima sexta-feira, 13, na cidade da Praia, e prossegue até o dia 20 de Janeiro. Temas como o futuro do poder local e os impactos da pandemia estarão em debate durante esta semana.
Conforme a programação da Semana da República, que comemora os dias da Liberdade e da Democracia e dos Heróis Nacionais celebrados a 13 e 20 do corrente, serão apresentados os temas como “A Nação cabo-verdiana: entre desafios e inquietações” e “Poder local no século XXI: pistas para uma governação integrada”. Esta efeméride vem sendo assinalado deste 2012.
Na sua página no facebook, José Maria Neves diz que, no dia 15, celebra-se o Dia das Forças Armadas. Já no dia 16 realiza-se a conferência sobre “Poder local no século XXI: pistas para uma governação integrada” e terá como orador o pró-reitor da Universidade de Aveiro, Filipe Teles, e como debatedores o presidente da Câmara dos Mosteiros, Fábio Vieira, e o deputado da Nação, António Monteiro.
Para o dia 17, está prevista a realização da conferência “A Nação cabo-verdiana: entre desafios e inquietações”. Esta será proferida pelo reitor da Universidade de Santiago, Gabriel Fernandes, e contará ainda com a presença do brigadeiro-general, António Matos, e a assistente social Mónica Furtado.
Da programação desta XII Semana da República constam ainda o lançamento do livro “Baskudja Identidadi” de Crisálida Correia, a deposição de uma coroa de flores e o descerramento de uma placa no Mausoléu Amilcar Cabral, seguida de uma cerimonia na Praça de Assomada.