PN e PJ recebem da Interpol equipamentos de identificação e abordagem nas cenas de crimes

As policias Nacional e Judiciária receberam um primeiro lote de equipamentos de identificação e abordagem nas cenas de crimes, no quadro do Programa Sistema de Informações Policiais para África Ocidental (SIPAO/WAPIS) da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol). 

Os equipamentos foram financiados pela União Europeia, sob orientação política da Comunidade dos Estados da Africa Ocidental (CEDEAO), no âmbito do Projeto AFIS, incluído no Programa WAPIS/SIPAO, e está a ser implementado pela Interpol, com assistência da CIVIPOL.

Serão utilizados no isolamento de locais, na identificação de pessoas e objetos, no tratamento e recolha de vestígios biológicos e impressões digitais nas cenas dos crimes, permitindo ainda a elaboração de croquis, fichas de identificação de indivíduos suspeitos e recolha de dados biométricos.

A cerimónia de doação dos equipamentos teve lugar no Centro de Coleta e Recolha Dados Policiais, sita na sede da Polícia Judiciária em Achada Grande Frente, cidade da Praia. Estiveram presentes os representantes da União Europeia, a CEDEAO, da Interpol, dos Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (ONUDC), e os Diretores Nacionais da Polícia Judiciária e da Polícia Naciona.

Sair da versão mobile