O Primeiro-ministro mostrou-se positivo e confiante no futuro de Cabo Verde, na tradicional mensagem de Boas Festas transmitida aos cabo-verdianos, ressaltando que a economia voltou a crescer depois de uma forte queda em 2020. Para Ulisses Correia e Silva, o crescimento verificado coloca o país em condições de voltar a criar empregos e reduzir a pobreza.
Optimista, o Chefe do Governo assume que o país tem hoje uma juventude com atitudes empreendedoras que investe na sua formação, inova, cria empresas e empregos. “É esta mesma juventude empreendedora e talentosa que tem colocado Cabo Verde a competir e a vencer ao mais alto nível no basquetebol, andebol, futebol, boxe, mil internacional e culturismo fitness”, defende.
É esta mesma juventude empreendedora e talentosa, prossegue, que leva a música, as artes e a cultura do país ao mundo. “Temos razões para estar confiantes. Superamos as crises, somos um povo resiliente e com ambição de desenvolvimento”, reforça, realçando que Cabo Verde é hoje uma democracia respeitada. “Os parceiros, as instituições financeiras internacional e investidores confiam no país.”
Há dificuldades, admite Ulisses Correia e Silva. Mas, afirma, os cabo-verdianos estão a trabalhar arduamente para superá-las e construir um país com qualidade de vida e bem-estar para as pessoas. A título de exemplo, elegeu a erradicação da pobreza como uma das grandes prioridades para os próximos anos com ação sobre os rendimentos, a inclusão produtiva e a habitação.
Relativamente ao combate à criminalidade, garantiu um reforço da acção policial, com operações frequentes nos bairros da Praia. Garantiu igualmente empenho em melhorar os transportes aéreos e marítimos interilhas. Neste particular, em termos concretos anunciou a retoma dos voos da TACV para Boston em 2023, uma reivindicação das comunidades cabo-verdianas nos Estados Unidos.
Aceleração da transição energética para tornar o país menos dependente de combustíveis fosseis, desnasalização de água para agricultura e reutilização das águas residuais na irrigação, desenvolvimento da economia azul, da economia digital e da industria são, a par do turismo, outras promessas feitas pelo Chefe do Governo na sua mensagem de Natal.