O Primeiro-ministro e Chefe do Governo vai representar Cabo Verde na Cimeira dos Líderes Estados Unidos da AméricaÁfrica que irá decorrer em Washington D.C, de 13 a 15 de dezembro, e que terá como temas “Paz, Democracia, Alterações Climáticas, Segurança Alimentar e a Boa Governação”. Ulisses Correia e Silva via intervir na próxima terça-feira, no Fórum Sociedade Civil.
O Fórum Sociedade Civil, lê-se no comunicado de imprensa enviado pelo gabinete do PM, vai acontecer no Instituto pela Paz dos EUA e conta ainda com intervenções dos lideres da Gâmbia e da Zâmbia. Este informa ainda que a Agenda 2063 da União Africana assente em três pilares: a Prosperidade e o Desenvolvimento de África através de um crescimento inclusivo e sustentável; um continente que deve caminhar para a Boa Governança, Democracia, Respeito pelos Direitos Humanos, Justiça e Cumprimento das Leis; e uma África cujo desenvolvimento deve ser direcionado para as pessoas, conduzido pelo seu grande potencial dos Recursos Humanos, em benefício das mulheres, jovens e crianças. Este, aliás, serão os temas centrais da conversa entre os três líderes.
No dia seguinte, 14, Correia e Silva participa, junto com outros 49 líderes africanos, no acto central do Fórum EUA-África, que contará com a presença do Presidente Joe Biden, no Centro de Convenções de Washington. Já na quinta-feira, terceiro e último dia da Cimeira, o evento será dedicado à Agenda 2063, com uma sessão entre os líderes africanos e a administração norte-americana. Depois de Washington, o Chefe do Governo desloca-se a Massachusetts, onde será recebido pelo Governador de New Hampshire e testemunha a assinatura do Memorando de Entendimento entre o Governo- que será representado pela Ministra Janine Lélis -, e a Guarda Nacional de New Hampshire.
No sábado, Correia e Silva participa na celebração dos 20 anos de cooperação entre Cabo Verde e a Universidade de Bridgewater. Marca ainda presença em New Bedford, no acto oficial do regresso do navio Ernestina-Morrissey, que foi oferecido ao governo norte-americano por Cabo Verde, logo depois da independência. O navio foi recuperado e hoje serve Academia Marítima de Massachusetts na formação e treino de Cadetes. A tarde, o PM visita o Museu Cabo-verdiano de Pawtucket, em Rhode Island e termina a visita aos EUA com um encontro com a comunidade cabo-verdiana em Brockton.
Ulisses Correia e Silva será recebido em Lisboa, a caminho dos Estados Unidos da América, pelo seu homólogo António Costa, no dia 12, segunda-feira, na residência oficial do Primeiro Ministro português.