Os pilotos da companhia aérea BestFly Cabo Verde pretendem entrar em greve nos dias 18 e 19 de outubro, tendo para o efeito remetido o pré-aviso à Direção-Geral do Trabalho, conforme comunicado do sindicato Sitthur. A paralisação – segundo o Sindicato de Indústria, Transportes, Telecomunicações, Hotelaria e Turismo – terá início às sete horas e 30 minutos do dia 18, com término marcado para as 18 horas do dia seguinte, abrangendo todos os voos da empresa no território nacional. Por outras palavras, Cabo Verde pode ficar sem ligações aéreas durante dois dias.
O objectivo da medida visa reclamar e exigir a reactivação do seguro de licença, o pagamento de trabalhos realizados aos feriadas, a atribuição de facilidades de transporte. Ainda o pagamento atempado das ajudas de custo e actualização dos salários e das regalias, entre as quais os subsídios de alimentação e de combustível.
A acontecer, a greve ocorre no período em que deve acontecer a auditoria para a renovação do certificado de operador aéreo da BestFly, que tem nestemomento um único avião disponível.