PGR cria Equipa Especial para combater criminalidade na Praia e no Mindelo 

O  Procurador-Geral da República anunciou na segunda-feira, 5 de maio, a criação de uma Equipa Especial para combater a criminalidade nas cidades da Praia e do Mindelo, composta por magistrados, investigadores da Polícia Judiciária e da Polícia Nacional e Oficiais de Justiça. É a resposta das autoridades às reivindicações dos cabo-verdianos, que sistematicamente reclamam por mais segurança
pública. Em S. Vicente, por exemplo, após uma primeira manifestação em abril, prevê-se para o dia 01 de junho a realização de uma mega-passeata de motociclos, automóveis, trotinetes e bicicletas, encadeados numa corrente de combate à criminalidade e em prol do aumento da segurança pública

De acordo com Luís Landin – que presidiu na Capital a abertura de uma ação formativa especializada em digital forense, análise e investigação digital e policiamento de proximidade, apoiada pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (ONUDC) – Cabo Verde enfrenta vários desafios de criminalidade organizada transnacional de produtos estupefacientes, destacando a importância da cooperação com a Polícia de Roterdão na formação dos recursos humanos ligados à investigação criminal e no apoio direto na investigação de crimes complexos.

“O cibercrime é transversal e conexo a praticamente toda a criminalidade organizada transacional. Crimes conexos como o tráfico de droga, lavagem de capitais, financiamento do terrorismo e corrupção constituem hoje preocupações crescentes, não só em Cabo Verde, mas em todo o mundo. Relativamente a alguns tipos de crimes denota-se, com destaque para o cibercrime e a lavagem de capitais, dificuldades na investigação, levando, por vezes, a insucessos em situações em que, objetivamente, os crimes ocorreram”, justificou.

Para o mais alto magistrado do Ministério Público, a segurança do país constitui um ativo essencial que deve ser conseguido e mantido a todo o custo. Neste sentido, sublinhou o PGR que “o desempenho qualificado de todos é essencial”, assim como “a cooperação internacional e a parceria do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC sigla em inglês) são imprescindíveis”.  

Luís Landim concluiu informando que a PGR procedeu à criação de uma Equipa Especial nas cidades da Praia e do Mindelo – composta por magistrados, investigadores da PJ e da PN, Oficiais de Justiça, rigorosamente escolhidos – com vista ao combate eficaz da criminalidade, fenômeno que tem causado muita intranquilidade aos cidadãos.

Sair da versão mobile