O antigo Presidente da República, o Comandante Pedro Pires, de 89 anos, foi submetido com sucesso a uma cirurgia após sofrer uma queda, que resultou numa fratura no colo do fémur, informou o Instituto Pedro Pires para a Liderança (IPP).
Segundo um comunicado enviado à redação do Mindelinsite, o Comandante Pedro Pires foi submetido a uma cirurgia no domingo, 03 de Março, e encontra-se em fase de recuperação. “Estamos felizes em informar que a cirurgia correu bem e que ele está sob cuidados médicos adequados, no Hospital Agostinho Neto. A sua recuperação está a progredir de forma satisfatória.”
A cirurgia implicou a colocação de uma placa de pressão e pinos para amparar a zona fraturada. A expectativa é de que, após um período de recuperação, o ex-chefe de Estado mantenha a mobilidade. Ele que foi hospitalizado na passada quinta-feira, depois de sofrer uma queda aparatosa em casa.
O Instituto Pedro Pires aproveita para expressar “profundo agradecimento” por todo o apoio e pelas mensagens de amizade que tem recebido. “A solidariedade demonstrada por amigos, colegas e conhecidos tem sido uma fonte de grande conforto para o Comandante Pedro Pires, para a sua família e toda a equipa do IPP.”
Pedro Pires foi Presidente da República durante dois mandatos, entre 2001 e 2011, eleito pelo Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), isto depois de ter ocupado o cargo de primeiro-ministro entre 1975 e 1991.
Lidera a Fundação Amílcar Cabral e o Instituto Pedro Pires para a Liderança, este último criado pelo próprio com a missão de “formar jovens líderes e consolidar o processo de desenvolvimento de Cabo Verde e de África”.