A Comissão Política do PAICV decidiu apostar as suas fichas políticas no arquitecto António “Patcha” Duarte como candidato a Presidente da Câmara de S. Vicente nas próximas eleições autárquicas. Fonte fidedigna do Mindelinsite confirmou há momentos a este diário digital que a cúpula do partido esteve reunida na passada segunda-feira na Cidade da Praia para analisar as propostas a nível nacional e acabou por votar a favor de Patcha para o círculo eleitoral de S. Vicente.
O presidente do grupo carnavalesco Monte Sossego será acompanhado na corrida à autarquia mindelense por Adilson Jesus da Graça, actual presidente da Comissão Política Regional do PAICV em S. Vicente, como candidato a presidente da Assembleia Municipal.
Abordados pela nossa reportagem, tanto Patcha como Didi, como são conhecidos, remeteram o pronunciamento oficial para a direção do PAICV. Entretanto, este jornal tentou entrar em contacto telefónico com Rui Semedo, Presidente do PAICV, e Julião Varela, Secretário-geral do partido, mas sem sucesso.
Apesar disso, a nossa fonte assegurou a veracidade da informação sobre a escolha oficial de Patcha e Didi. Adiantou ao Mindelinsite que a CP escolheu os candidatos para todos os círculos e que deverá anunciar os nomes dentro de dias. Este jornal sabe, entretanto, que o PAICV terá duas mulheres a liderar a corrida às Câmaras do Porto Novo e da Ribeira Grande, em Santo Antão.
Por seu lado, a UCID vai revelar na próxima semana quem irá comandar a disputa eleitoral para a CMSV. Até então, o nome do deputado António Monteiro tem sido o mais ventilado, mas o ex-Presidente dos democratas-cristãos tem tentado equilibrar-se na corda, mantendo um certo suspense.
Entretanto, o Mindelinsite apurou de forma extra-oficial que Monteiro já decidiu voltar a concorrer à liderança da autarquia mindelense. Confrontado com esta informação, João Santos Luís, presidente do partido, negou confirmar ou desmentir, preferindo desvendar o “mistério” na quarta ou quinta-feira. Santos Luís adiantou que a UCID já aprovou a maioria dos candidatos para os concelhos e que fará o anúncio oficial em cada uma das ilhas. Depois de S. Vicente será a vez de Santo Antão, seguidas da Boa Vista, Santiago e Fogo.