A Enapor – Portos de Cabo Verde venceu o prémio dos PALOP Innovation Awards 2023, de Transformação Digital na Categoria Corporate Innovation, com o projeto Estiva Eletrónica. Cabo Verde trouxe para casa ainda o segundo lugar na categoria Startups, com a empresa METXTUDIO, sediada na ilha de São Vicente, com uma aplicação na área de Saúde.
Diz a Enapor, o Prémio Transformação Digital distingue iniciativas e projetos inovadores nas organizações públicas e privadas, reverenciando a inovação, a competitividade e a modernização nos países Africanos de Língua Oficial Portuguesa. É o caso do projecto Estiva Electrónica, cujo o principal objectivo é promover a transparência na operação de estiva nos 9 portos geridos pela empresa, e otimizar a gestão de todos os processos de forma automática, criando melhores condições para os operadores logísticos e estivadores.
“Com a implementação da plataforma Estiva Eletrónica, que aconteceu em fevereiro de 2021, automatizaram-se todos os processos relacionados com os trabalhos de estiva, permitindo assim o aumento da produtividade e competitividade da empresa”, frisa, referindo que a plataforma permite fazer as chamadas dos estivadores e o planeamento antecipado dos trabalhos na estiva.
Permite ainda, sublinha, fazer as requisições dos estivadores para carga e descarga de mercadoria de navios que são agora geridas de forma automática, bem como as escalas de navios e o tipo de trabalho. “As equipas necessária são conhecidas previamente, os estivadores estão categorizados por tipo de trabalho e a sua alocação aos trabalhos de estiva é efetuada de forma automática e de acordo com as regras definidas e legislação em vigor, assegurando assim o seu total cumprimento”, especifica.
O serviço garante, igualmente, o processamento automático de listagens e o envio de SMS a cada trabalhador, evitando assim a sua deslocação ao porto, caso não estiver escalado para trabalhar nos navios, acrescenta, lembrando que a plataforma integra diretamente com o ERP da ENAPOR, com o sistema Janela Única Portuária (JUP), e com o gateway de envio de SMS.
A Enapor também já venceu dois prémios de Informação Estatística, em duas edições do African Ports Awards, pela excelência na divulgação de dados estatísticos no site da empresa. “Fortes investimentos têm sido feitos nas novas tecnologias visando garantir maior fiabilidade dos nossos serviços e em conformidade com os padrões internacionais, possibilitando assim o ajuste necessário na gestão da empresa para atingir os melhores resultados,” justifica ainda na mesma nota.
Já a empresa Metxtudio, de acordo com o seu CEO e fundador, ficou em segundo lugar na categoria Startups, que premia as empresas que apresentam soluções que respondem às necessidades do mercado, com grande impacto social e económico. No caso, Romulo Guilherme explica que a sua empresa apresentou um aplicativo na área da saude digital (Health Care). “Concorremos na categoria Startups, com um aplicativo de saúde. Estavam nomeadas três empresas nesta categoria e, para a nossa alegria, ficamos em segundo lugar.”
Trata-se, diz, de um grande feito para Cabo Verde que conseguiu colocar duas empresas na final, no caso a Enapor e a Metxtudio, nos prémios Innovation Awards 2023. “Ficamos satisfeitos porque houve uma grande votação e não estávamos a espera de pontuar. Estamos na disputa com Angola, por exemplo, e conseguimos o segundo lugar, sendo Cabo Verde uma gota no oceano.”