Um único voto marcou a diferença nas eleições autárquicas para a Câmara Municipal de São Lourenço dos Órgãos, a favor da candidatura do PAICV. A contagem final, validada pela Assembleia de Apuramento Geral, confirma a vitória da equipa liderada por Euclides Cabral por 1.608 contra 1.607 votos válidos do MpD. Já a UCID, a terceira força em disputa, obteve 54 “sim”.
Deste modo, os tambarinhas elegeram 3 vereadores, enquanto o MpD ficou com 2, incluindo Carlos Vasconcelos, candidato à sua sucessão.
No tocante a Assembleia Municipal, o partido “amarelo” conquistou 1.601 votos, enquanto o MpD alcançou 1.585 e a UCID 67. Deste modo, o PAICV elegeu sete deputados municipais e o MpD seis.
Esta é a mais pequena margem de diferença em todas as candidaturas em disputa nos 22 municípios e tudo indica que a situação ainda não conheceu o desfecho definitivo. É que, conforme a agência Inforpress, o MpD interpôs recurso para o Tribunal Constitucional, cuja decisão deve ser conhecida no dia 10 deste mês. Em causa a anulação de um voto que os “ventoinhas” querem ver validado. A acontecer haverá um empate e a repetição do escrutínio.
Acontece, no entanto, que o PAICV está também a reclamar da anulação de um voto, que quer ver validado a seu favor. Pelos vistos será preciso aguardar pela decisão do TC para se saber como será o desfecho das eleições em São Lourenço dos Órgãos. Refira-se que a abstenção atingiu os 42,2% dos votantes neste município da ilha de Santiago.