Os membros da Mesa da Assembleia, do Secretariado e da Comissão de Jurisdição Regional e Fiscalização serão eleitos hoje à tarde na cidade do Mindelo por delegados regionais numa assembleia convocada para o efeito e que decorre na Academia Jota Monte. A escolha dos integrantes dessas equipas será votada com base em listas sustentadas até o momento por Adilson Graça Jesus, eleito presidente do partido da estrela negra na ilha de S. Vicente no dia 13 de fevereiro.
Esta assembleia electiva acontece com algum tempo de distância da escolha do líder regional, segundo Adilson “Didi” Graça, para dar tempo ao presidente para formar os órgãos. “E tentamos formar esses órgãos de uma forma inclusiva, com participação de elementos da outra candidatura a presidente regional e das sensibilidades”, assegura.
Desde fevereiro que Adilson Graça tem estado focado em “arrumar e restruturar o PAICV” na cidade do Mindelo. Para o efeito realizou encontros com os militantes nas diversas zonas, com excepção de algumas áreas rurais, para sua apresentação enquanto líder regional e recolha de subsídios para o seu mandato. Além disso, essas reuniões serviram para a escolha dos delegados à assembleia de hoje.
Por outro lado, Graça já efectou duas reuniões com a Comissão Política, uma primeira para apresentação e discussão das ideias defendidas pela sua candidatura, outra para preparação dos documentos a serem levados à assembleia deste sábado à tarde.
Concluída esta eleição regional, e com todos os órgãos constituídos, o passo seguinte, segundo Graça, será transformar as linhas gerais em planos de actividades para a região política de S. Vicente. Será ainda feita a eleição para a JPAI e os grupos de base.
A assembleia será encerrada por Rui Semedo, presidente nacional do PAICV.