O Conselho Nacional definiu as datas de 25 de maio para a eleição do novo presidente do PAICV e 27 a 29 de junho para a realização do Congresso. A informação foi confirmada à imprensa pelo ainda presidente do partido tambarina, Rui Semedo, no término da reunião deste órgão partidário.
“As propostas da Comissão Política do PAICV foram confirmadas. Assim, teremos a eleição do presidente do partido no dia 25 de maio e, se houver necessidade de uma segunda volta, será no dia 1.º de Junho. Já o Congresso do partido está marcado para os dias 27, 28 e 29 de Junho”, declarou.
O líder do maior partido da oposição garantiu que os trabalhos decorreram em ambiente de cordialidade e frontalidade. “Foi um ambiente de cordialidade, de abertura, de frontalidade, com posições claras, mesmo as não convergentes foram expressas de forma livre, mas também cordial e houve compreensão. As ideias foram confrontadas, mas saímos em condições de organizar com sucesso o próximo pleito eleitoral”, afirmou Rui Semedo.
Em suma, segundo o presidente do PAICV, apesar de algumas divergências internas, as propostas da Comissão Política foram aprovadas por unanimidade porque é uma grande partido e está a preparar-se para seguir em frente e oferecer novas respostas e oportunidades ao país.
“O PAICV resolveu de forma madura e responsável as questões e, a partir de hoje, vamos caminhar para materializar os objectivos e metas fixadas,” sublinhou. Abordou também a questão relacionada à Comissão Nacional de Jurisdição, salientando que qualquer decisão tomada por esse órgão será respeitada e cumprida, reforçando a independência da Comissão em relação ao Conselho Nacional.