O veleiro suíço Holcim – PRB, da categoria IMOCA 60, foi o grande vencedor da primeira etapa da Ocean Race. Cruzou a meta no meio da baía, entre o Djêu e o Porto Grande, passava cerca de dois minutos da uma hora de madrugada e atracou exactos 1h30, tendo sido recebido com entusiasmo por um grande número de pessoas que, teimosamente, permaneceram na Ocean Village.
Foram cinco dias, 11 horas, um minuto e 59 segundos de viagem de Alicante na Espanha à S. Vicente, segundo o site oficial The Ocean Race. Este revela ainda que a segunda IMOCA a chegar, a Racing Team dos Estados Unidos, comandada por Charlie Enright, cruzou a linha da de chega às 04h50 e 45 segundo, com um tempo de cinco dias, 13 horas, 50 minutos e 45 segundos, enquanto que o terceiro lugar no pódium é da equipa alemã Malizia, capitaneada por Boris Herrman, que cortou a meta às 07h 35m 21s UTC com um tempo decorrido de 05 dias, 16 horas, 35 minutos e 21 segundos.
Já as embarcações da categoria VO65, que vão fazer apenas três etapas – a primeira entre Alicante e o Mindelo, ilha de São Vicente, a penúltima que ligará Aarhaus (Dinamarca) a Haia (Países Baixos) e a última entre Haia e Génova (Itália) – chegam durante o dia de hoje, sábado. Já os veleiros IMOCA 60 vão dar a volta ao mundo, cumprindo um total de sete ‘legs’.
O ministro do Mar, que assistiu a chegada do primeiro veleiro, afirmou à Inforpress que este foi o momento “alto”, já que Mindelo recebeu “um grande evento de cariz mundial”. “Sem dúvida, a Fórmula 1 do desporto de vela, e chega ao Mindelo hoje aquilo que queremos que seja o início de uma nova largada da centralidade de São Vicente dentro daquilo que é a sua posição geoestratégica para o mundo”, referiu. Abraão Vicente mostrava igualmente satisfeito porque, entende que os mindelenses compreenderam aquilo que o Governo pretende com a passagem da etapa por Cabo Verde
Ontem, mais de 7.200 pessoas visitaram o Ocean Live Park, número que superar as expectativas da organização, que apontava para três mil e 500 a sete mil pessoas por dia.