Vinte pessoas foram submetidas ontem a teste de despiste da Diabetes no Centro de Saúde de Chã de Alecrim no arranque do programa de actividades “Novembro Azul”. Além disso, vários homens com idades superiores aos 40 anos fizeram consultas de cancro de próstata com um clínico geral.
Segundo a enfermeira Maria Pires, estas ações estão enquadradas no Dia Mundial de Luta contra a Diabetes, celebrado a 14 de novembro, e contra o Cancro da Próstata, assinalado no dia 17 deste mês. “Enquanto cuidados primários da saúde, o nosso foco é a prevenção das doenças. Neste âmbito agendamos algumas actividades que visam a promoção da saúde na nossa comunidade abrangente”, informa a enfermeira responsável do referido serviço na localidade de Chã de Alecrim.
O despiste da Diabetes, adianta, vai continuar no dia 17 com a equipa de enfermagem na escola do ensino básico Padre Cristiano, acompanhado de sensibilização dos alunos sobre essa doença. Ainda a nível escolar, está prevista uma conversa aberta sobre o tema Diabetes com estudantes da secundária Jorge Barbosa e da Escola Técnica, com a intervenção de enfermeiros, médicos, uma nutricionista e uma médica-dentista.
O programa contempla também uma palestra no dia 19 sobre o Cancro da Próstata e despiste da Diabetes e Hipertensão com os funcionários da empresa de segurança Silmac. No dia seguinte acontece um torneio de futsal no polivalente de Chã de Alecrim com jogadores veteranos, uma faixa etária vulnerável a essa doença. Esta será uma oportunidade para terem conversas com os profissionais da saúde sobre o assunto.
O programa termina no dia 3 com mais uma palestra sobre esse tipo de cancer com militares do Comando da 1. Região Militar. Segundo a enfermeira Maria Pires, sempre que o centro de saúde faz despistes acaba por descobrir novos casos de diabetes e do cancro da próstata em pessoas que pensavam que não tinham essas doenças. Como adverte, o tratamento é mais eficaz quanto mais cedo essas enfermidades são descobertas.
Culminado “Novembro Azul”, o Centro de Saúde de Chã de Alecrim vai focar a sua atenção no dia mundial de combate ao HIV/Sida, que se assinala a 1 de dezembro.