O Ministério da Agricultura e Ambiente vem por esta via esclarecer as informações vinculadas no jornal Mindel Insite, na edição do Jornal online do dia 6 de Janeiro de 2020, no artigo “Falta de pasto e ração em S. Nicolau: Criadores pedem socorro” e do jornal online Inforpress do dia 10 de janeiro “São Nicolau: Criadores de gado queixam-se de falta de ração e de assistência técnica”.
A matéria jornalística em questão informa a falta ou inexistência de ração em S. Nicolau.
Neste sentido, o MAA, através da Delegação do Ministério da Agricultura e do Ambiente de São Nicolau, informa que a falta de ração bonificado na ilha, em ambos os Concelhos, não corresponde a verdade.
Na realidade, segundo informações da Empresa Soproral, responsável por abastecer a ilha, com ração bonificada, no dia 31/12/2019, existia no posto de venda da referida empresa, no Concelho do Tarrafal/SN, cerca de 50 (cinquenta) sacos de ração bonificado.
Este stock foi reforçado com mais 50 sacos, embarcados, no dia 07/01/2020, no navio Mar Liso.
A ração adquirida pelos Criadores da ilha de SN, no ano de 2019, foi feita mediante Vales-cheques, na posse dos Criadores desde o então PMSMAA.
Também não corresponde à verdade a não existência de Vales-cheques na ilha. A Delegação do MAA/SN dispõe, desde o dia 16/12/2019, de 2000 (dois mil) Vales-cheque de 300,00 (trezentos escudos), enviados pela Coordenação do Plano.
Mais informamos que, não obstante o término do Plano de Atenuação, no passado dia 31/12/2018, a intervenção – Reforço do sistema alimentar através da disponibilização de alimento bonificado, ração e palha, teve continuidade, a nível nacional.
O que o ministério tem constatado é que são sempre as mesmas pessoas a reclamarem na comunicação social, por motivação diversa, ao invés de darem uma contribuição positiva para a melhoria de pecuária ou para a manutenção da capacidade produtiva do sector. Procuram dessa forma trazer inverdade para denegrir a imagem das instituições do sector.
As estruturas do MAA, as empresas parceiras, os criadores continuarão a unir esforços para manter as condições necessárias para manter as actividades pecuária.
Pedimos serenidade e confiança dos produtores e dos criadores.
Gabinete de Comunicação e Imagem do Governo