Neves rebate críticas do PAICV: “Graça devia preocupar-se com a sua imagem e confiança no seio do seu partido”

O presidente da Câmara de São Vicente reagiu ao balanço negativo feito pelo líder da Comissão Política Regional do PAICV na ilha e desafiou Alcides Graça a preocupar-se antes com a sua imagem e confiança no seio do seu partido. Augusto Neves apresentou um conjunto de obras realizadas ou em curso na cidade do Mindelo, ainda que algumas delas sejam de iniciativa privada ou do Governo, para ilustrar o “movimento nunca antes visto nesta ilha”. Por ser ano de eleições autárquicas, o edil, que já se posicionou como candidato do seu partido, convidou estes “covardes” para discutir politicamente a situação real da ilha de São Vicente. 

Para Neves, São Vicente regista neste momento um grande movimento, que resulta da dedicação ao trabalho e da seriedade da sua Câmara a esta ilha e que estão patente em obras, designadamente nos hotéis em construção ou em vias de arrancar, mas também nos projectos de grande monta apresentados pelo Governo, com destaque para a requalificação da Baía das Gatas, Terminal de Cruzeiros, de entre outros. “S. Vicente em hoje uma outra cara e isto preocupa aqueles que da ilha só pretendem correr atrás dos seus interesses pessoais. Não é por acaso que a sua população aumentou consideravelmente nos últimos tempos e hoje já ultrapassa os 95 mil habitantes.”

Relativamente às obras municipais, e que vão contribuir para a “melhoria da qualidade de vida de toda esta gente”, o presidente da CMSV indicou a asfaltagem da cidade do Mindelo – que começa no dia 16 próximo e vai abarcar as ruas Baltazar Lopes, Fernando Ferreira Fortes, rua do Coco, Praça Estrela, Castilho, ruas Argélia e Angola, avenidas Capitão Ambrósio e dos Salesianos e Ribeirinha. Este lembrou ainda que muitas outras vias já tinham sido asfaltadas na primeira leva e que centenas de quilómetros de calcada, artística e normais, foram construídas. 

“Temos ainda em construção a nova sede dos Serviços Sociais na Ribeira Bote, que será inaugurada nos próximos dias. Temos em obra a restauração da Conservatória dos Registos, futura sede da AM, a continuação do pedonal Lazareto-S. Pedro, a placa desportiva do Campinho e o campo Bitin e sua iluminação. As obras do estádio Adérito Sena estão inscritas no Orçamento 2020, mas o seu arranque depende da Federação Cabo-verdiana de Futebol”, enumera. Já relativamente ao polivalente da zona Norte, à semelhança daquilo que foi dito várias vezes, Augusto Neves passou a responsabilidade para a Câmara de Oeiras, que ficou de enviar a cobertura e o piso. 

No tocante às casas de lata existentes em S. Vicente, o autarca afirmou que a CMSV tem travado uma grande luta para a sua redução e eliminação. Aproveitou, no entanto, para criticar as pessoas que estão a aproveitar o sofrimento dos outros para tirar dividendos políticos. “Esses grupos de oportunistas que aproveitam estes momentos de dor e sofrimento das famílias para tirarem proveito politico deveriam ser banidos. A política é nobre e séria,” afirmou, lembrando que serão realizadas em 2020 eleições autárquicas, pelo que convidou “esses covardes” a discutir, cara-a-cara, a situação real da ilha de São Vicente. 

Constânça de Pina

Sair da versão mobile