O navio Praia d’Aguada vai passar a ligar as ilhas de S. Vicente e S. Nicolau, a partir de terça-feira. A nova rota, que parte do Porto da Praia, foi anunciada ontem pela Cabo Verde Fast Ferry. Conforme informação avançada pela companhia, a ligação tem por objectivo “oferecer facilidade e boa experiência de viagem marítima” entre as ilhas de S. Vicente, S. Nicolau, Sal e Boa Vista.
O navio Praia d’Aguada, frisa a empresa, faz a ponte entre as ilhas do Maio, Fogo e Brava, com paragem em oito das nove ilhas habitadas no espaço de sete dias. A empresa assegura que continua a garantir rotas entre Santiago, Fogo e Brava através do ferry Kriola, enquanto o “irmão” Liberdadi passou a ligar Santo Antão, São Vicente, S. Nicolau e Santiago.
Relembre-se, entretanto, que a CVFF acusou o Instituto Marítimo e Portuário de sabotagem e abuso de poder na passada semana, conforme noticiou a Inforpress. Essa posição surgiu após a decisão do IMP de suspender a licença do chefe de máquinas da empresa, o que impediu a viagem do ferry Kriola do Porto da Praia com destino Fogo-Brava. A situação foi depois normalizada e a viagem efectuada.
Segundo Andy Andrade, administrador da companhia, desde 5 de Março, a CVFF contabilizou 30 cancelamentos e atrasos de viagens provocados supostamente pelo IMP. A empresa, acrescenta a agência de notícias, prevê 100 cancelamentos e atrasos até 1 de Agosto alegadamente por causa do Instituto, o que, para esse gestor, representa um “certo abuso de poder e de sabotagem”.