O navio-escola “Brasil” estará atracado no Porto Grande em São Vicente, de 17 a 20 de agosto. A visita faz parte da 35ª viagem de Instrução de Guardas-Marinha, informa o chefe da missão de assessoria Naval do Brasil em Cabo Verde, Capitão de Fragata Bruno Heluy Martins.
Este responsável revela que o navio tem a missão de prover instrução pratica aos Guardas-Marinha e mostrar bandeira, quando em viagem ao exterior, a fim de contribuir para a formação profissional e cultural dos futuros oficiais. Preconiza ainda o estreitamento de lanços com as nações amigas.
“São ministradas aulas práticas de navegação, meteorologia, marinharia, operações navais, controle de avarias e administração naval, bem como é conduzida a importante fase de adaptação da vida a bordo”, lê-se no comunicado, que indica ainda que a viagem deste ano teve início a 04 de agosto e o último porto visitado foi o de Natal, no Brasil.
Ao término da viagem, prossegue o comunicado, os Guardas-Marinha serão nomeados Segundos-Tenentes e distribuídos por todo o Brasil, nos diversos navios e organização militares da marinha. “Em face da situação actual, excepcionalmente, não estará aberto à visitação pública”, pontua.
O Navio-Escola “Brasil”, refira-se, foi construído pelo Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, a partir de um projeto desenvolvido pela Diretoria de Engenharia Naval, órgãos da Marinha do Brasil. Sua construção foi iniciada em setembro de 1981 e incorporou a Marinha em 21 de agosto de 1986. A tripulação é composta por 33 Oficiais e 219 Praças, 180 Guardas-Marinha, para além de convidados do Exército e da Força Aérea Brasileira, da Marinha Mercante, do quadro de servidores civis e de marinhas amigas como Alemanha e Camarões.