O navio-escola “Brasil” chega esta quarta-feira, 27, ao porto do Mindelo. Esta visita faz parte da 36ª Viagem de Instrução de Guardas-Marinha e tem a particularidade de contar com a presença de um oficial de Cabo Verde, recém-formado no Curso de Graduação da Escola Naval do Brasil, de acordo com informações avançadas pelo Chefe da Missão de Assessoria Naval do Brasil em Cabo Verde.
De acordo com o Bruno Heluy Martins, o NE Brasil vai permanecer dois dias em São Vicente e tem a missão de prover instrução prática aos Guardas-Marinha e mostrar bandeira, quando em viagem ao exterior, a fim de contribuir para a formação profissional e cultural dos futuros Oficiais e o estreitamento de laços com as nações amigas. “Serão aulas praticas de navegação, meteorologia, marinharia, operações navais, controle de avarias e administração naval, bem como é conduzida a importante fase de adaptação à vida de bordo”, informa este Capitão de Fragata.
A viagem, refere, teve inicio no dia 16 de julho e Mindelo éo primeiro porto visitado pelo NE Brasil, que estará aberto à visitação pública no dia 28 de julho, no período das 10 às 13 horas. “Essa é uma ótima oportunidade para a população mindelense conhecer um pouco do trabalho e profissionalismos dos homens e mulheres da Marinha do Brasil e para despertar o interesse para a carreira militar e para as possibilidades de formação dos cidadãos cabo-verdianos nas nossas escolas militares. Como atrativo adicional, o público poderá contemplar a Exposição dos 200 Anos da Independência do Brasil, disponível no navio e sem nenhum custo”, acrescenta.
O Navio-Escola “Brasil” foi construído pelo Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, a partir de um projeto desenvolvido pela Diretoria de Engenharia Naval, ambos órgãos da Marinha do Brasil. Sua construção foi iniciada em setembro de 1981 e, após dois anos, no dia 23 de setembro de 1983, o navio foi lançado ao mar, tendo sido incorporado à Marinha em 21 de agosto de 1986. O actual comandante do navio é o Capitão de Mar e Guerra André Ricardo Araújo, que assumiu o cargo a 27 de janeiro.
A tripulação é composta por 220 Praças, 32 Oficiais e 193 Guardas-Marinha, incluindo um de Cabo Verde e um do Senegal, ambos oriundos da Escola Naval, além de convidados do Exército Brasileiro, da Força Aérea Brasileira, da Marinha Mercante Nacional, do quadro de Servidores Civis da Marinha e de marinhas amigas. Para além do oficial formado no Curso de Graduação da Escola Naval do Brasil, actualmente outros oito cabo-verdianos frequentam a mesma instituição.
Esta não é a primeira vez que o navio escola Brasil aporta em São Vicente. o navio atracou no Porto Grande a 17 de agosto de 2021, inserida na 35ª Viagem de Instrução de Guardas-Marinha.