Três movimentos cívicos mindelenses – Movimento para o Desenvolvimento de São Vicente, Sokols 2017 e Movimento Cívico a favor do Sossego nas Residências – dizem ter acompanhado com interesse a primeira semana da Presidência da Republica na ilha e manifestam satisfação por constatarem que o Chefe de Estado se mostra à altura das funções para a qual foi investido.
Em nota enviada à imprensa, dizem que foi, sem dúvida, uma importante jornada de exercício descentralizado, com muitas actividades e tanto visibilidade e voz aos cidadãos, instituições e à cidade do Mindelo. “O nosso Presidente da República deu inicio, de forma inequívoca, a uma excelente magistratura de influência. É uma esperança renovada, porque o país precisa de boas lideranças”, asseguram, destacando sobretudo a disponibilidade de José Maria Neves para mediar o conflito de poder entre o presidente da Câmara e os vereadores da UCID e do PAICV.
Para estes movimentos, esta é uma questão de extrema importância porque as consequências do mau funcionamento da Câmara Municipal na vida dos munícipes são enormes. “Os movimentos apreciaram e enaltecem essa disponibilidade e consideram que é uma oportunidade impar que se oferece aos nove vereadores, inclusive ao Presidente da CMSV para fazerem valer a razão democrática e demonstrar a competência e a dedicação à causa que abraçaram”, acrescentam.
Terminam afirmando que é uma honra gerir um município tão importante como o de São Vicente, pelo que não pode continuar a ser governado como tem sido até agora.