O sorteio do Totoloto e do Joker vai ser transmitido logo mais em directo e em simultâneo na RTC a partir das 18h30 deste Domingo. Assim reza o protocolo de parceria entre a Cruz Vermelha de Cabo Verde e a empresa pública de rádio e televisão. Esta é uma das notícias mais aguardadas em Cabo Verde e vai conferir modernidade e transparência ao processo de extracção, sobretudo tendo em conta as polémicas e escândalos que, ao longo dos anos, rodearam os sorteios do totoloto no país.
Esta parceria potência a dinâmica de mudança que se procura imprimir ao Totoloto com inovações que reforçam a intenção de modernizar e conferir uma maior transparência ao processo, impulsionando a proximidade com os apostadores. Foi isso que afirmou a presidente do Conselho da Administração Rádio Televisão de Cabo Verde (RTC), Sara Pires, no acto de assinatura deste protocolo, que trará à empresa benefícios de poder transmitir um conteúdo que os telespectadores estão interessados em ver.
“Os benefícios para a RTC, para além de termos um conteúdo de qualidade e que acreditamos que os telespectadores estarão interessados a ver, pensamos é a de poder, também, contribuir para uma causa social”, afirmou.
Já o presidente da Cruz Vermelha, defendeu que o documento assinado é “simbólico”. Arlindo Carvalho falou da sua importância para a CVCV por conferir transparência ao sorteio. “Com esta dinâmica vamos aumentar o potencial do jogo e reforçar a transparência no que tange ao que é feito a nível dos jogos”, declarou, acrescentando, por outro lado, que o projecto de informatização dos jogos pela CVCV deverá avançar ainda este ano.
A informatização, segundo disse, vai resolver as especificidades do país que tem prejudicado apostadores, devido a inexistência de voos ou ligações marítimas de algumas ilhas para Praia. Neste sentido, a Cruz Vermelha vai trabalhar com a Santa Casa da Misericórdia de Portugal, CVTelecom e outras empresas.
A expectativa é de que, com a realização dos sorteios na rádio e televisão, os cabo-verdianos voltam a confiar no processo. O Estado, através da Inspecção Geral de Jogos de Fortuna e Azar, poderá fazer um controlo mais eficiente dos jogos do Totoloto, que são administrados pela Cruz Vermelha.
C/RCV
Constânça de Pina