O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional chefia a delegação de Cabo Verde que participa, nos dias 6 e 7 de novembro, em Lanzarote, Ilhas Canárias, na III Cimeira da Macaronésia. Este encontro, que congrega ainda os arquipélagos da Madeira, Açores e Canárias, tem como propósito relançar e fortalecer a cooperação, e desenvolver uma agenda comum em setores estratégicos de interesse para a Região.
Esta Cimeira, diz o Governo, é uma plataforma essencial para a cooperação inter-regional, permitindo a partilha de estratégias que promovam o desenvolvimento sustentável e a resiliência económica nos quatro arquipélagos. Entre as áreas prioritárias de colaboração destacam-se o turismo sustentável, inovação tecnológica, transição energética, transportes e a promoção de uma economia circular.
Depois da realização da última cimeira em 2018, este evento vem relançar esta cooperação atlântica. Por causa da discussão orçamental, mais precisamente a obtenção de fundos europeus, a delegação cabo-verdiana será chefiada pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, Embaixador José Filomeno, em representação do Primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva.
Estes fundos são importantes para as regiões ultraperiféricas da Europa e servem para financiar projectos em várias áreas. E os arquipélagos da macaronésia querem incluir Cabo Verde neste pacote em áreas como a transição energética, a preservação ambiental, transportes marítimos, entre outros. Nesta cimeira vai ser criado o Livro Branco da Macaronésia, uma aliança estratégica desta região, que terá como foco o turismo, a economia azul e a economia verde.
Ainda no âmbito desta cimeira, o Chefe da Diplomacia cabo-verdiana manterá vários encontros bilaterais com os líderes dos arquipélagos da Macaronésia para diálogos de estreitamento de relações.
A cimeira contará com a presença dos presidentes dos governos regionais das Canárias, Fernando Clavijo, (anfitrião) e da Madeira, Miguel Albuquerque; do Vice-Presidente dos Açores, Artur Manuel Leal e do Secretário Geral para a União Europeia no Ministério dos Assuntos Exteriores de Espanha, David Navarro García.
A primeira cimeira foi realizada em São Vicente, em 2010. O evento desta semana marca, assim, mais um passo na concretização da visão comum de progresso e sustentabilidade para a região da Macaronésia e o aprofundamento da integração intrarregional de Cabo Verde.