O ministro Elísio Freire fará parte hoje à tarde de uma reunião no Ministério do Mar que irá abordar a Reforma dos Trabalhadores Marítimos, na Cidade do Mindelo. Este é um dos pontos da agenda de visita de dois dias à ilha de S. Vicente do governante responsável das pastas da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social.
Nesta missão de serviço, Freire terá uma atenção mais focada nas áreas de segurança social, cuidados e infância, como informa o seu gabinete de comunicação. Deste modo, amanhã vai visitar o ICCA (Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente), o Centro de Emergência Infantil Nhô Djunga e alguns espaços dedicados às crianças, como as Creches Lili, Laidinha Lima, Happy Babies, Morna Jazz Ribeira Bote e Flores de St. António. Está prevista a entrega de kits a alguns dos estabelecimentos.
Refere a nota de imprensa que o Ministério da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social é a entidade responsável pela implementação do Sistema Nacional de Cuidados, que permitiu criar uma rede de suporte às famílias com cuidado de dependentes e mapear as necessidades de cada município em equipamentos e serviços de cuidados para a pequena infância e dependentes. Assegura que tem havido um reforço das parcerias com as instituições que gerem creches e jardins de infância, principalmente as creches.
Em relação às famílias vulneráveis, salienta o comunicado que o Governo vem aumentando e reforçando os subsídios nos últimos anos, no sentido de alargar o acesso das crianças às creches e ao pré-escolar em todo o país.