Ministra da Saúde visita comunidade terapêutica da R. Vinha e pede mais atenção da sociedade para o consumo excessivo do àlcool

A ministra da Saúde aproveitou uma visita à comunidade terapêutica da Ribeira d´Vinha para pedir à sociedade cabo-verdiana para colocar na agenda de prioridade a questão do consumo excessivo de produtos tóxicos, dentre os quais o álcool. A governante apelou ainda às famílias para darem a devida atenção ao cultivo dos valores e princípios, à educação e à própria estruturação dos núcleos familiares.

Filomena Gonçalves lançou esta mensagem após uma visita ao centro terapêutico, que foi inaugurado em junho do ano passado, aberto em fevereiro de 2023, e já tem 11 internos das ilhas de S. Vicente, Santo Antão e Sal. Um trabalho que agradou a ministra por estar a dar resposta aos anseios e necessidades das pessoas com problemas derivados do consumo exagerado de bebidas alcoólicas e de outros produtos tóxicos. “É com muita satisfação que constatamos que em um mês o centro já tem internos dessas ilhas pois mostra que já estamos com uma sinergia ao nível da região de Barlavento”, considera.

Questionada sobre a diferença que a comunidade poderá fazer na vida dos internos, Filomena Gonçalves diz esperar que possam se libertar das mazelas que os afectam. “Aqui vão ter a oportunidade de vencer os desafios, mas sobretudo ter uma orientação profissional, que poderão usar quando saírem para beneficio próprio e das suas famílias.”

A ministra da Saúde salientou que vai ter encontros em S. Vicente, sem especificar com que estruturas, e evitou responder se vai haver mudanças na administração do Hospital Baptista de Sousa. Para ela, o fundamental neste momento é que todas as estruturas da Saúde estejam a funcionar em sistema. Aproveitou, entretanto, para agradecer a todos os profissionais do sector pelo trabalho feito em particular durante o pico da pandemia da Covid-19.

Sair da versão mobile