A ministra da Saúde representa Cabo Verde na 73ª sessão do Comité Regional da OMS para a África, a decorrer em Botsuana, e preside a reunião dos homólogos dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento, encontro este que, segundo nota do Governo, irá escolher o país que vai acolher o secretariado do Programa de Compras Conjuntas de Medicamentos dos PEID. Cabo Verde é um dos candidatos a sediar o programa, tendo apresentado esse interesse durante o concurso lançado em meados de 2022, juntamente com Maurícia. Foram realizadas missões a estes dois países para avaliar o nível de conformidade de cada um com os critérios de seleção e Cabo Verde, segundo o Ministério da Saúde, ficou bem cotado.
Durante a reunião serão apresentados aos ministros da Saúde dos PEID – compostos por Cabo Verde, Comores, Madagáscar, Maurícia, Seicheles, São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau – os progressos realizados no processo de implementação do programa desde a sua última reunião em Lomé, a 23 de agosto de 2022, e será escolhida a próxima presidência do Grupo, que neste momento é assegurada pela ministra da Saúde de Cabo Verde.
O encontro dos PEID é dos eventos paralelos da 73ª sessão do Comité Regional da OMS para a África, órgão decisório sobre a política de saúde na região africana – e que acontece na capital Gaborone, de 28 de agosto a 1 de setembro. O programa de trabalho, diz o MS, está assente em três pilares: a cobertura universal de saúde para mais mil milhões de pessoas; melhor saúde e bem-estar para mais mil milhões de pessoas; uma OMS mais eficaz e eficiente na prestação de um melhor apoio aos países.
No decurso desta sessão, a ministra Filomena Gonçalves irá moderar os debates sobre o reforço de ações multissectoriais para enfrentar a crise de nutrição e insegurança alimentar na região africana. Este debate visa chamar atenção para o agravamento do quadro de segurança alimentar e da nutrição no continente.