O Ministério do Mar, através da Direcção Nacional de Política do Mar, aceitou finalmente conceder alternância de horário aos navios Chiquinho BL e Nôs Ferry “Mar d’ Canal”, que operam na linha marítima São Vicente-Santo Antão-São Vicente. A alternância, diz esta autoridade, ocorrerá de 45 em 45 dias e terá inicio a 01 de novembro próximo.
Em comunicado, a DNP explica que, após análise junto aos operadores económicos, e tendo previamente ouvidos o Instituto Marítimo e Portuário, determinou a alternância do horário na linha marítima São Vicente/Santo Antão. A alternância, informa, ocorrerá de 45 em 45 dias e terá início a 01 de novembro. “O navio Nôs Ferry Mar D’ Canal iniciar]a no dia 01 de novembro no primeiro horário, ocorrendo a alternância com o Chiquinho BL 45 dias depois”, refere o comunicado.
Segundo o DNP, a decisão está sujeito a alterações que se mostrarem necessárias, mediante o comportamento do mercado, as necessidades dos operadores económicos, dos utentes do serviço público e das autoridades marítimas e portuárias.
Esta era uma das grandes reivindicações da administração da empresa Naviera Armas, proprietária do navio Mar D’ Canal, desde que este começou a operar. Em agosto, quando se esperava o despacho sobre a alternância, o Ministério do Mar limitou a fixar um novo operário de operações, com intervalo de 1h15 minutos entre as viagens do Chiquinho BL e do Mar D’ Canal, com a justificação de evitar pressão do tempo de atracação e de desatracação destas duas embarcações.
Na altura, a tutela evocou a segurança marítima e das operações portuárias para estabelecer o novo horário que, para muitos, penalizava o Mar D’ Canal. Relativamente ao pedido de alternância de horário feito pela Naviera Armas, a DNP dizia que, após ouvir o IMP, a Enapor e a Comissão de Acompanhamento da Concessão, optou por, pelo menos por enquanto, não autorizar.
“Da análise feita pelas entidades acima mencionadas, constatou-se que os operadores económicos da ilha de Santo Antão privilegiam o primeiro horário (SA-SA às 9h00), representando este trajecto mais de 40% da carga transportada nesta linha”, justificava a autoridade, acrescentando que, por este motivo, o horário deveria continuar a ser garantido pelo navio com maior capacidade de carga e de transporte de passageiros. A Direção Nacional de Política do Mar, argumentava que o Chiquinho BL garantia melhor resposta à demanda dos utentes neste horário.
Dois meses depois, esta autoridade voltou atrás na sua decisão e autoriza a alternância de horário entre os dois navios que operam nesta linha marítima S. Vicente/ Santo Antão.