O ministro da Educação, Amadeu Cruz, reuniu com o Sindicato Nacional dos Professores (Sindep) para discutir a resolução das pendências da classe docente e o arranque do ano lectivo. Foi durante um encontro que aconteceu ontem a pedido do próprio sindicato, segundo informações avançadas pelo governante.
“O Governo está a trabalhar no sentido de, paulatinamente, resolver todas as pendências que afetam a classe docente. Reafirmamos o compromisso de, até 2023, concluir o processo da resolução das pendências dos professores”, garantiu Amadeu Cruz durante o encontro com os representantes do Sindicato Nacional dos Professores (SINDEP), liderado por Jorge Cardoso.
O ministro garantiu aos dirigentes sindicais que o Governo vem resolvendo as pendências dos professores que remontam 2008 e vai continuar a solucionar todas as distorções da carreira dos professores, honrando o compromisso assumido com os sindicatos que representam a classe docente.
Este salientou, no entanto, que se está a trabalhar nos dossiês em função das disponibilidades orçamentais, referindo que, por causa do contexto de crise económica provocada pela Covid-19, há uma redução das receitas do Estado.
Cruz destacou a importância dos sindicatos na defesa dos direitos dos professores reiterando que o Ministro da Educação “é um Ministro dos professores” e voltou a mostrar abertura ao diálogo em prol da melhoria da classe.