A Região Norte, com especial relevância São Vicente, terá uma grande representação na próxima Comissão Politica da Juventude do PAICV, garante a mandatária nacional da recandidatura de Fidel Cardoso de Pina à liderança da JPAI, organização juvenil partidária que estará em Congresso a partir de amanhã. Carla Ramos garante uma renovação no Jota tamborins de mais de 90% dos membros.
Em entrevista ao Mindelinsite, Carla Ramos explica que São Vicente sempre esteve representado na direcção da JPAI, inclusive no mandato que termina amanhã havia jovens que faziam parte do Conselho Nacional e que neste momento estão na recém-eleita Comissão Politica Regional. “Esta evolução é fruto da capacidade que estes jovens adquiriram na JPAI e que os levaram a afirmar no partido. Também tivemos jovens que integraram as listas para as autárquicas e legislativas como representação de São Vicente. É este trabalho que queremos dar continuidade.”
O propósito, prossegue, é ter todas as ilhas e a diáspora na CN da JPAI. “Queremos ter pessoas de todas as ilhas e São Vicente principalmente vai estar muito bem representada porque temos propostas de pessoas para representação directa na Comissão Nacional, para Secretario-Geral e para outros cargos. Desta vez, sem sombras de dúvidas, a região norte vai ter mais pessoas à frente da JPAI.”
O mesmo irá acontecer a nível das mulheres, assegura a mandatária nacional, para quem mesmo com a lei da paridade aprovada, ainda persistem alguns problemas por conta do conflito vigente, que diz que mulher é mãe e dona de casa, o que acaba por condicionar as pessoas. “Este é um aspecto que a JPAI tem vindo a trabalhar e o resultado é que teremos uma maior representatividade de mulheres em relação aos homens nesta eleições, que têm, pelo menos até agora, uma lista única.”
Sobre este particular, não obstante Fidel Cardoso de Pina estar a concorrer pela segunda vez ao cargo de líder da JPAI, Carla Ramos fala em uma renovação de mais de 90% dos membros da anterior direcção. “A maior parte do pessoal do Jota já atingiu a idade limite para estar em uma juventude partidária. Cerca de 90% da equipa está de saída e, mesmo nos 10% restantes, alguns não vão poder continuar a dar o seu contributo devido a questões pessoais ou porque vão deixar o país. A próxima direcção do Jota do PAICV vai ser totalmente reformulada e nova e, pela primeira vez, teremos a representação da nossa diáspora no Conselho Nacional.”
Relativamente aos desafios para os próximos três anos de mandato, a mandatária nacional afirma que a JPAI sempre deu a cara em todas as eleições, inclusive as internas e vai continuar a trabalhar neste sentido, citando como exemplo a colocação de jovens nas listas para as autárquicas e legislativas. Também vai continuar a dar trabalhar, a fazer encontros e ser a voz dos jovens de Cabo Verde, mesmo daqueles que não são do PAICV. Vai continuar a promover actividades ligadas ao desporto, ao associativismo comunitário e estudantil e ao empoderamento da mulher, e reforçar lá onde ainda não conseguiram entrar por forma a congregar todas as ilhas e a diáspora.