O Ministério da Administração Interna vai reforçar a Polícia Nacional em São Vicente com pessoal, meios operacionais e equipamentos, anunciou Paulo Rocha no seu discurso, na cerimonia de entrega de certificado aos primeiros Polícias Municipais de Cabo Verde, resultado de uma parceria entre o Governo, as Câmaras de Sal e do Mindelo e a Universidade Lusófona.
Para o governante, a realização deste primeiro curso de Polícia Municipal é mais uma etapa na revisão e reforço dos processos de recrutamento e de formação inicial das polícias, sendo que a formação continua e especializada contribuem para a valorização e dignificação pessoa e profissional e, concomitantemente, para a elevação do serviço público prestado. “A realização deste curso de formação traduz mais uma etapa no cumprimento desse importante objectivo, a par do reforço dos meios e da capacidade operacional e da modernização constante da Polícia Nacional”, declarou.
Com este propósito, prosseguiu Paulo Rocha, importantes medidas e ações vão sendo tomadas pela tutela e outras estão em curso, visando uma polícia melhor formada, mais capacitada, mais bem equipada e mais próxima dos cidadãos. “Refiro-me, ao reforço do pessoal policial da PN e dos meios operacionais e dos equipamentos, que está programado para S. Vicente, este ano e para o próximo, a par do reforço das ações operacionais da PN bastante visíveis na ilha”, constatou.
É com este compromisso de reforço de meios que, acrescenta, o MAI está a contar que a obra de construção da Esquadra Policial de Monte Sossego fique pronta nos próximos meses e a polícia possa ali se instalar, com novos meios e equipamentos. “A segurança é uma desafio permanente. À PN cabe, em primeira linha, esta missão de garantir a tranquilidade, fazer frente as ocorrências da criminalidade e da violência, particularmente a juvenil, de continuar a trabalhar para o bem da sociedade”, finalizou.