O Ministro da Administração Interna inaugurou na noite desta quarta-feira a nova Esquadra da Polícia Nacional em Monte Sossego, um edifício multifunções, construído de raiz, com valências próprias e especificas de uma unidade policial, orçado em 80 mil contos. Paulo Rocha destacou a importância desta nova infraestrutura para o trabalho da Polícia Nacional em São Vicente e mostrou-se confiante nos ganhos que a nova esquadra vai proporcionar, não apenas para a instituição, mas também para a população de Monte Sossego, a zona mais populosa de São Vicente e a segunda em Cabo Verde.
Para o governante não se trata apenas de uma nova esquadra, pelo número de valências que congrega, pela importância que traz na definição do modelo de policiamento em São Vicente e pelos serviços que oferece a população. Simboliza antes de mais um antes e um depois da PN em Monte Sossego. “Este é um edifício moderno, multifunções. É se calhar uma superesquadra, usando a linguagem muito comum em Portugal. Irá albergar a esquadra de Monte Sossego, a esquadra de Piquete, os Serviços Estrangeiros e Fronteiras. Tem um salão multiuso, ginásio e áreas de detenção. Vai proporcionar aos efetivos condições que necessitam para realizar o seu trabalho”, referiu Paulo Rocha.
O ministro da Administração Interna não tem dúvidas que esta nova esquadra irá proporcionar à população serviços importantes para um bairro com a dimensão de Monte Sossego, pontuou, realçando que se trata de uma ambição e de um projeto que resulta de um forte entendimento entre a Administração Central e o Poder Local em conferir mais dignidade à Polícia e ao bairro. “O concurso foi lançado em 2019, a obra foi iniciada em Dezembro de 2020. Tem sido um longo percurso, tem um custo total de 80 mil contos entre a construção, o imobiliário e os equipamentos informáticos”, detalhou, enfatizando que a obra traduz a vontade de dar uma solução duradoura à qualificação das infraestruturas policiais e aos equipamentos que contribuem para o exercício digno da atividade.
Já o Director da Policia Nacional lembrou que esta esquadra policial substitui a anterior, que estava alojada em uma residência que não reunia as melhores condições. “Aqui temos um balcão único para atendimento dos cidadãos para melhor servir os cidadãos desta zona, o SEF, o Piquete e, de bônus, os serviços da Casa do Cidadão. Tudo para, no âmbito das competências da PN, servir a comunidade com eficiência e eficácia nos vários domínios”, indicou. E Emanuel Estaline já perspectiva ganhos, particularmente nos domínios operacional, com meios adequados, pessoal técnico e taticamente preparados. “Estamos convictos que os nossos operacionais, por terem a partir de agora, melhores condições de trabalho – equipamentos, meios autos e materiais -, têm reunidas as condições essenciais para aumentar a produtividade. Brevemente, estaremos a reforçar esta região com mais um contingente de efectivos, objectivando o sucesso nas missões.”
Na qualidade de anfitrião, o presidente daCâmara de São Vicente, agradeceu esta “linda prenda” às vésperas de celebrar da cidade do Mindelo celebrar os seus 145 anos e que, do seu ponto de vista, prova a preocupação do Governo com a segurança e qualidade de vida da população. “A inauguração desta unidade policial demonstra de forma inequívoca que o Governo tem no seu plano a tarefa de encontrar soluções aos problemas de segurança pública que afligem os nossos municípios. Estamos confiantes de que esta nova unidade irá contribuir para a redução do índice de criminalidade, através de ações concretas visando a manutenção da ordem e segurança públicas.”.
Para Augusto Neves, a ordem, a segurança e a tranquilidade públicas são fatores indispensáveis e indissociáveis ao almejado crescimento e desenvolvimento económico da ilha em particular e do país em geral. “Todos somos chamados a uma vigilância permanente e contínua no combate à criminalidade e promoção da ordem e tranquilidade públicas da nossa cidade, em particular em Monto Sossego. Neste bairro fazia-se sentir a falta de uma nova unidade policial em condições e à altura de responder às preocupações da nossa população,” instigou o edil mindelense.
Antes do descerramento da placa e do corte da fita, o MAI entregou ao Comando Regional da PN quatro viaturas operacionais. Paulo Rocha prometeu ainda continuar a investir em infraestruturas modernas e seguras e dar melhores condições de dignidade do exercício profissional para a Polícia.