Lula da Silva faz paragem estratégica em Cabo Verde na sua 1ª visita à África no 3º mandato

O Presidente do Brasil faz hoje uma escala em Cabo Vede, na sua primeira visita à África no terceiro mandato. Luís Inácio Lula da Silva vai aproveitar esta oportunidade para encontrar-se com o seu homologo José Maria Neves, no Aeroporto Nelson Mandela, na cidade da Praia. 

O encontro está marcado para às 13 horas desta quarta-feira. Lula da Silva, que regressa da Bélgica onde participou na reunião da cúpula entre países da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e da União Europeia, permanecerá no arquipélago pouco mais de uma hora. 

Os dois chefes de Estado aproveitaram para abordarem questões relevantes de interesse comum, designadamente a situação politica internacional neste contexto de múltiplas crises, a próxima Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo dos Países de Língua Portuguesa, que terá lugar em finais de agosto, em São Tomé e Príncipe, e as relações bilaterais entre Cabo Verde e o Brasil.

No Brasil, a imprensa refere que esta parada é estratégica para o abastecimento do avião presidencial, que não tem capacidade para viajar direto da Europa para o Brasil. Diz ainda que é a primeira visita do presidente à África neste mandato. 

Em maio deste ano, o presidente brasileiro recebeu o Primeiro-ministro de Cabo Verde, José Ulisses Correia e Silva, ele que foi primeiro chefe de governo de uma nação africana a vir ao Brasil na nova gestão do petista. Na ocasião, Lula afirmou na oportunidade que a África voltaria a ser “uma prioridade para o Brasil, sobretudo o relacionamento com os países africanos lusófonos”.

Sair da versão mobile