Lançado concurso para requalificação da orla da Baía das Gatas

O ministério das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação já lançou o concurso para requalificar a orla marítima da Baía das Gatas, em São Vicente. Esta é uma obra financiada pelo Governo no valor de 95 mil contos, no quadro do Programa de Requalificação, Reabilitação e Acessibilidades (PRRA).

Uma visita à estância turística de Baía das Gatas está programada para o dia 14 de Maio. Agora, relativamente ao concurso, o prazo de execução do contrato é de dez meses, a contar da data da consignação do empreendimento, que vai provocar uma grande mudança nessa estância turística. As empresas elegíveis deverão enviar as suas propostas até o dia 07 de Junho, sendo que o critério de adjudicação, conforme especifica o anúncio, é a proposta economicamente mais vantajosa, desde que respeite as regras do concurso. No mesmo dia, prossegue a mesma fonte, terá lugar o acto público de abertura das propostas, na sala de reuniões do ministério das Infraestruturas.

Na sua proposta de requalificação da Baía das Gatas, a Câmara Municipal de São Vicente (CMSV) justifica a relevância desta intervenção pelo facto desta famosa praia turística ser uma das zonas que mais contribui para o enriquecimento da cultura da ilha de S. Vicente, sendo palco do maior evento cultural do país, o Festival da Baía das Gatas. Diz ainda que a localidade carece de infraestruturas e equipamentos públicos, salvaguardando o seu desenvolvimento equilibrado.

Faltam serviços de apoio à praia e espaços público, designadamente bares, restaurantes, alojamento, redes de água, esgoto e electricidade. Ainda áreas de lazer para turistas e visitantes, postos salva-vidas, de entre outras valências. Perante este quadro, o documento tem como linhas mestras a requalificação da estrada, obra em curso, a reabilitação da praia, através da correcção de águas pluviais, limpeza e recarga de areia e requalificação do passeio em frente ao mar. 

A intervenção prevê ainda a criação de estacionamentos e a melhoria do espaço utilizado para a colocação das barracas comerciais, sobretudo no festival, por forma a atribuir um melhor conforto, salubridade e segurança aos visitantes. Propõe reabilitar os trampolins e substituir os pisos para oferecer mais segurança aos utentes e a criação de um parque desportivo para lazer. A proposta destaca também a criação de uma passarela turística e uma área para grelhas.

Constança de Pina

Sair da versão mobile