O Presidente da República de Cabo Verde endereçou uma carta de condolências à Sua Majestade o Rei Charles III, do Reino Unido, lamentando o passamento da Rainha Elizabeth II aos 96 anos de idade. Na nota, José Maria Neves exprime o seu “imenso pesar” pela notícia da morte da monarca.
“Ela marca de forma indelével a história do Reino Unido e do mundo, pelo seu exemplo de perseverança e liderança ao longo dos seus 70 anos de reinado, e pelo constante progresso do seu povo. Uma verdadeira fonte de inspiração”, lê- se na carta encaminhada ao Palácio de Buckingham. Adicionamente, o Chefe de Estado apresenta, em nome do povo cabo-verdiano, as mais profundas e sentidas condolências pela “irreparável perda”, sentimentos extensivos aos britânicos.
O funeral da Rainha está agendado para 19 de setembro, esperando-se a presença de chefes de Estado de vários países e ainda dos presidentes do Conselho Europeu e da Comissão Europeia. Esse momento será transmitido em directo pela televisão e possivelmente 19 de setembro será declarado feriado no Reino Unido.
Entretanto, Charles III foi proclamado neste sábado Rei do Reino Unido numa cerimónia realizada no Palácio de St. James, em Londres. Em seu pronunciamento, o monarca lembrou o legado de sua mãe, rainha Elizabeth II, e declarou estar “profundamente ciente desta grande herança”. O rei disse que promoverá “a paz, a harmonia e a prosperidade” de todos os “reinos e territórios da Commonwealth em todo o mundo”.