O Secretário Executivo do Comité Cabo-verdiano da Memória do Mundo, José Silva Évora, está entre os três investigadores do continente africano que vão fazer parte do Comité Consultivo Internacional (IAC, sigla em inglês) do Programa Memória do Mundo da UNESCO. O mandato é de quatro anos, ou seja, de fevereiro de 2024 a fevereiro de 2028.
Em comunicado, o Governo revela que, no dia 12 de fevereiro, a Comissão Nacional da Unesco para Cabo Verde comunicou-lhe que o investigador do Instituto do Arquivo Nacional de Cabo Verde (IANCV) e atual Secretário Executivo do Comité Cabo-verdiano da Memória do Mundo (CNC-MEMU), José Silva Évora foi informado da sua nomeação pela Diretora-Geral da UNESCO, Audrey Azoulay, como membro do Comité Consultivo Internacional do Programa Memória do Mundo.
Esclarece ainda que o IAC é o principal órgão responsável por assessorar a UNESCO no planeamento e implementação do Programa como um todo. Este comité, prossegue, é formado por 14 membros, nomeados pelo DG da UNESCO e escolhidos a titulo pessoal, por sua competência no âmbito da proteção e divulgação do património documental.
“O IAC supervisiona a política e a estratégia do Programa Memória do Mundo da UNESCO; acompanha o progresso geral do Programa; examina os relatórios dos Subcomités, dos Comités Regionais e da Secretaria e assessora estes órgãos quanto às suas funções e responsabilidades” detalha
Segundo o executivo, José Silva Évora e os investigadores Sylvie Sahondra do Madagáscar e Mandy Gilder da Africa do Sul vão fazer parte do Comité Consultivo Internacional do Programa Memória do Mundo, horizonte 2024/2028.