O Chefe de Estado Jorge Carlos Fonseca chega este domingo a Portugal para uma visita de três dias, que começa com um encontro com a comunidade cabo-verdiana no Seixal. Esta visita inclui ainda reuniões na sede da CPLP – Comunidade de Países de Língua Portuguesa em Lisboa e o lançamento do seu novo livro, conforme o programa divulgado pela Presidência.
A visita à comunidade de Seixal é em resposta a um convite formulado por uma associação local e a Câmara Municipal. Jorge Carlos Fonseca nega, entretanto, que esteja relacionada com os confrontos entre a polícia e moradores, que aconteceram em Janeiro no bairro da Jamaica, no Seixal.
Segundo o programa da visita, no primeiro dia o Chefe de Estado vai ter “tête-à-tète” com o seu homólogo Marcelo Rebelo de Sousa. Amanhã, segunda-feira, e enquanto presidente em exercício da CPLP, encontrará com o secretário-executivo da organização, Francisco Ribeiro Telles, e com todos os representantes permanentes da organização, na sua sede, em Lisboa.
Da agenda de trabalho consta o programa da presidência cabo-verdiana e o plano de atividades para o biénio 2018-2020, com destaque para o tema facilitação da circulação dos cidadãos lusófonos, uma proposta de Cabo Verde e Portugal.
Na terça-feira, Fonseca vai presidir à conferência inaugural no evento literário Correntes de Escrita, em Póvoa do Varzim. “Para mim e para Cabo Verde é uma honra ter sido convidado para a presidir à conferência inaugural desta que é a 20ª edição do evento e por isso será o maior até agora, com mais de 140 escritores provenientes de mais de 20 países”, declarou à imprensa.
A sua comunicação, intitulada “As letras da língua e a mobilidade dos criadores da CPLP”, será sobre as literaturas de língua portuguesa”. Na tarde de terça-feira, lançará o primeiro dos 40 livros que serão apresentados no certame, da sua autoria: “A sedutora tinta das minhas noites”.