O Presidente da República deslocou-se à Guiné Bissau para participar na 63ª Sessão Ordinária da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO, que terá lugar amanhã, domingo, 9 de julho. Da agenda de trabalho desta conferência consta a eleição do próximo presidente em exercício da comunidade e as transições politicas em alguns países membro.
Em comunicado, a Presidência informa que o encontro, que reúne a Cúpula da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, vai eleger o próximo Presidente em Exercício da Comunidade e analisar a situação social, económica e política nos países membros. “Em destaque estarão as transições políticas no Mali, no Burkina Faso e na Guiné Conacri, na sequência da instabilidade instaurada por subversão à ordem constitucional”, detalha a nota.
A conferência foi antecedida de uma sessão ordinária do Conselho de Ministros, dirigida pelo Presidente do Conselho de Mediação e Segurança da CEDEAO, e Ministro de Estado dos Negócios Estrangeiros, Suzi Carla Barbosa. Cabo Verde esteve representado nesta sessão pelo Ministro-Adjunto e da Integração Regional, Rui Figueiredo Soares.
A Conferência dos Chefes de Estado e de Governo é uma instituição suprema da comunidade, composta pelos Chefes de Estado e/ou de Governo dos Estados-Membros. É responsável pela direção geral e pelo controle da Comunidade, assegurando o seu desenvolvimento progressivo e a realização dos seus objetivos, sendo as decisões vinculativas para os Estados-Membros e instituições da Comunidade.
O cargo de presidente da Conferência é desempenhado de forma voluntária por um Estado- Membro, eleito pela Conferência.