O Presidente da República eleito diz-se emocionado com as muitas mensagens de felicitações que vem recebendo de Chefes de Estado e de personalidades internacionais e nacionais, que sublinham o de reconhecimento da qualidade da democracia cabo-verdiana e das relações com os demais países. José Maria Neves promete agradecer a todos e em caráter oficial, na sequência da Cerimónia de Investidura, marcada para o dia 09 de novembro.
Em comunicado enviado à imprensa, o Chefe de Estado eleito informa que vários Chefes de Estado de países amigos e personalidades dos mais diversos quadrantes, tanto a nível internacional como nacional, enviaram-lhe felicitações, seja por via telefónica ou por carta expressa, por sua recente eleição a Presidente da República de Cabo Verde. Destaca as mensagens de Marcelo Rebelo de Sousa (Portugal), João Lourenço (Angola) Filipe Nuysi (Moçambique), António Costa (Portugal), Umaro Sissoco (Guiné-Bissau), dos países da CPLP, como as do Macky Sall (Senegal) e Paul Bya (Camarões).
A nível nacional, JMN sublinha as mensagens do Presidente da Assembleia Nacional, Austelino Correia e do Primeiro-Ministro, José Ulisses Correia e Silva, assim como do Comandante Pedro Pires, na qualidade de ex-Chefe de Estado e Presidente da Fundação Amílcar Cabral, de entre outros tantos dirigentes e destacadas figuras das ilhas e da diáspora.
No entender do Presidente da República eleito, estas mensagens sublinham um aspeto comum, o de reconhecimento da qualidade da democracia cabo-verdiana e das relações com estes países, motivo de orgulho para o Povo das Ilhas e algo que acresce acuidade ao exercício de suas novas responsabilidades e ingente missão.