O Governo do Japão entrega esta quinta-feira ao Ministério da Saúde equipamentos de telemedicina, no âmbito da cooperação bilateral entre os dois países, no quadro do projecto “Reestruturação do Serviço Nacional de Telemedicina”, financiado em 240 milhões de escudos. A doação vai ser feita pelo embaixador Akamatsu Takeshi, acreditado em Dacar, ao abrigo da cooperação bilateral entre os governos de Cabo Verde e do Japão.
De acordo com um comunicado do Ministério da Saúde, serão entregues 24 aparelhos/carros de telemedicina, 24 equipamentos de videoconferência e dois microscópios digitais, destinados ao reforço e modernização do programa nacional de telemedicina, no valor de 240 milhões de escudos.
Conforme a tutela, o projecto encontra-se já na sua fase final de implementação e visa a modernização do sistema de telemedicina, bem como a sua integração no Sistema de Informação Sanitária. “Com este projecto, está-se a modernizar o programa de telemedicina e integra-lo ao Sistema de Informação Sanitária. A instalação destes equipamentos está em curso, sendo que todos os 22 municípios passam a ter pelo menos uma estrutura de saúde completamente equipados com os equipamentos de telemedicina, para que em tempo real possam comunicarem e trocarem experiencias interna e externa.”
O projeto, pontua, contempla ainda mais dois microscópios digitais, instalados nos dois hospitais centrais que irão permitir a digitalização de todos os processos/laminas nos serviços de Anatomia Patológica. Em termos práticos, segundo a tutela, os resultados esperados é a conexão de todos os centros de saúde, através da Telemedicina, um melhor acesso aos cuidados especializados de saúde facilitados, através da Telemedicina, a melhoria contínua da formação dos profissionais de saúde. Ainda: a redução das evacuações internas para consultas de especialidades e melhoria das respostas do SNS.
A cerimonia de entrega dos equipamentos terá lugar na tarde desta quinta-feira, 18 de dezembro, na sala de telemedicina no Hospital Universitário Dr. Agostinho Neto, na cidade da Praia.
Foto: Ilustração Health Mobile
