Terminou hoje a IX Semana Africana de vacinação com homenagens a profissionais da saúde que durante anos estiveram envolvidos na causa de forma intensiva. São os responsáveis pela taxa de vacinação em Cabo Verde que ultrapassa os 90% e que extinguiu algumas doenças infeto-contagiosas. Entre os homenageados estão a medica Emily Santos, a chefe da secretaria da Delegacia de Saúde Maria da Conceição Chantre, o motorista Carlos Monteiro, o médico Jose de Aguiar e a enfermeira Anete Lopes.
Em representação dos homenageados, a medica Emily Santos disse estar orgulhosa dos resultados do sucesso da vacinação em Cabo Verde, pelo qual também deu seu contributo e mostrou-se disposta a voltar à activa caso o sistema necessitar da sua intervenção. “Temos o orgulho de dizer que a cobertura nacional de vacinação ultrapassamos 90%, não se registando ha muitos anos casos de doença preveníveis pela vacinação, aliada ao facto declarado livre da poliomielite”, comemorou.
Esta semana decorreu teve como lema “As vacinas funcionam, vacinemos juntos”. O representante da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tomaz Valdez, afirmou que “por cada 1 dólar investido na vacinação das crianças, há um retorno de 44 dólares em termos de benefícios econômicos fazendo com isso que a vacinação, ou seja, é uma das intervenções com mais custo beneficio para a economia”.
A OMS felicitou Cabo Verde pelo sucesso do programa e pela introdução de novas vacinas ao longo dos anos e chama a atenção para o reforço de modo a prevenir possíveis importações de novas doenças de regeis afetadas.
Na cerimonia de encerramento o delegado de Saúde em São Vicente, Elisio também realçou o sucesso do programa de vacinação no país, numa altura que em algumas regiões no mundo ditas desenvolvidas registam-se epidemias de doenças que eram consideradas extinguidas há muito tempo. O delegado destacou ainda o papel dos parceiros como a OMS e a UNICEF e ainda dos profissionais da saúde e da população.
Trofeus e diplomas
A representante da UNICEF, Paula Maximiliano, falou da importância de promover a vacinação, uma vez que promove, para além da melhoria na saúde, a redução das despesas médicas e do tempo despendido a cuidar de pessoas doentes. E ainda: o crescimento económico e a melhoria das condições das pessoas e das nações.
O encerramento da IX Semana Africana da Vacinação este a cargo do Diretor Nacional da Saúde, Artur Correia, que acrescentou a “lista de decisões acertadas” na saúde a introdução da vacina contra o câncer no colo do útero.
A semana é comemorada anualmente desde 2011 com objetivo de reforçar os programas de vacinação na região africana pela via de sensibilizar a região africana sobre a importância e o direito da população de ser prevenida de doenças através da vacinação. Este ano decorrei entre 22 a 30 de Abril
Foram entregues certificados de reconhecimento em comemoração aos 15 anos intervenção efectiva do comitê do Combate à Sida às médica Maria Cesarina Cruz, Adelaide Lima e Dulce Mascarenhas.
Sidneia Newton (Estagiária)