Itália assinala Dia Nacional de Respeito em homenagem a Willy Duarte 

Itália assinalou no dia 20, pela primeira vez, o “Dia Nacional de Respeito”, em homenagem ao jovem Willy Duarte, brutalmente assassinado no dia 06 de setembro de 2020 pelos irmãos Bianchi. A data, que coincide com o nascimento de Willy, foi instituída pelo Parlamento italiano em 2024. 

De acordo com informações avançadas por Maria de Lourdes Jesus, da Associação Tabanca Onlus, nesse dia Willy Duarte completaria 26 anos, por isso a escolha da data dedicada. “O respeito é um valor universal em todas as dimensões. Respeito por si mesmo, respeito pelos outros, respeito pelo planeta: representam o primeiro passo para uma sociedade habitável, que assume os critérios de solidariedade, coesão social, aceitação mútua, sustentabilidade,” explicou o Presidente da República Sergio Mattarella.

“São princípios constitucionais que animam e tornam autêntica a nossa democracia. O respeito é o antídoto contra o ódio, a discriminação, a violência e a arrogância”, acrescentou.

Lucia Duarte, mãe de Willy, e a filha, Milena

No mesmo dia, foi inaugurada a escultura da artista Simona Morelli, intitulada “O sorriso da coragem”, dedicada a Willy Duarte Monteiro. A obra visa sensibilizar as pessoas, valorizar o gesto altruísta e cívico do malogrado. “A intenção é representar o gesto generoso feito para proteger os seus amigos. A imagem iconográfica, que surgiu da emoção da sua perda, nasceu para fazer refletir, para lutar contra todas as formas de discriminação, ódio e de violência, injustiças, agressões que muitas vezes se transformam em assassinatos, guerras”, explicou Simona Morelli. 

A ação virtuosa de Willy, o seu gesto instintivo, o seu ímpeto, expressão de uma alma nobre transformou-se num arquétipo para proteger, uma estrela, um farol para guiar os nossos corações, reforçou, apelando aos presentes para não deixarem o mal vencer.  “É a luz que deve emergir e prevalecer sobre as trevas”, pontuou, explicando que, na obra, apresentou a cena de violência no canto inferior direito simbolicamente sob o manto de asas de Willy.

Escultura dedicada a Willy Duarte, da artista Simona Morelli

Willy é representado por uma pomba que se ergue, emerge, sorridente, no centro da cena com as suas grandes asas/mãos a proteger, os seus amigos (simbolicamente colocados atrás dele), embelezados com formas auréolas e filamentos de bronze, com asas estilizadas formando o W da vítima. “A iconografia retoma a tatuagem que os seus amigos fizeram em memória do acontecimento, o sorriso doce está imerso na luz, na luz da coragem, do amor ao próximo, defesa da injustiça… quer ser o espírito, o indefeso… que se torna “amor puro”. A base estrutural do monumento é o seu sorriso que suporta o peso de toda a obra, como se suportasse o peso da violência que se sofre.”

Simona terminou dizendo que a obra propõe consolar todas as vítimas, dando honra aos valores da fraternidade e da honestidade. O acto foi testemunhado por José Carlos Mendonça, chefe da secção consular da embaixada de Cabo Verde em Itália.

Sair da versão mobile