A presidente do Instituo Nacional de Saúde Pública (INSP) afirmou hoje á RTC que os estudos até agora mostram que a variante do Reino Unido ainda é a única presente em Cabo Verde. Maria da Luz Lima não descarta no entanto a possibilidade de outras variantes estarem a circular no país, até porque, frisa, ainda falta sequenciar as amostras da segunda quinzena de abril.
Os dados disponíveis permitem concluir que a variante do Reino Unido de Sars-Cov-2 é única presente em Cabo Verde, refere Maria da Luz. “Os estudos mostram que até agora a variante do Reino Unido, que tem a maior transmissibilidade, é única variante que temos no país”, indica, fazendo, entretanto, uma ressalva, ao lembrar que falta sequenciar as amostras da segunda quinzena de abril, para se poder ter essa certeza.
Conforme os dados avançados ontem pelo Ministério da Saúde em comunicado, Cabo Verde registou desde o início da pandemia 25.526 casos de Covid-19. Destes, 22.105 já receberam alta ou conseguiram recuperar. Há ainda 230 óbitos e 3.176 casos activos da doença neste momento.
Foto: Inforpress