INSP arranca 6. Congresso Nacional de Investigação em Saúde com foco no cancro

Profissionais e estudantes da área da saúde, bem como decisores e representantes institucionais vão estar reunidos na cidade da Praia no 6. Congresso Nacional de Investigação em Saúde, sob o lema Da ciência à ação: Enfrentando o cancro em contextos de transição epidemiológica.

O evento, realizado pelo Instituto Nacional de Saúde Pública decorre hoje e amanhã e, conforme informações avançadas pelo INSP, serão abordados temas centais como Epidemiologia e controlo do cancro em C. Verde, avanços no diagnóstico precoce e tratamento oncológico, Determinantes sociambientais e prevenção do cancro.

Os trabalhos desenvolvem-se numa perspetiva interdisciplinar, que explora as dimensões da investigação em saúde e dos seus determinantes como meio para alcançar as prioridades nacionais em saúde pública. Os participantes são encorajados, conforme  a organização, a apresentar comunicações orais e pôsteres que abordem, entre outras, as seguintes temáticas: Epidemiologia do cancro em Cabo Verde (prevalência, incidência, mortalidade, sobrevivência e qualidade de vida dos pacientes); Prevenção e Rastreio, Diagnóstico precoce e inovação tecnológica (telemedicina, IA, patologia molecular e biomarcadores); Tratamento e acesso a cuidados oncológicos (terapias disponíveis, cuidados paliativos e barreiras de acesso).

Outras abordagens incluem aspectos como Investigação transnacional e inovação; Políticas públicas e sistemas de saúde (controlo do cancro, sustentabilidade e cooperação internacional). O encontro acontece hoje a amanhã no TechPark (Parque Tecnológico).

Sair da versão mobile