O Primeiro-ministro inaugurou hoje um Centro de Diagnóstico localizado na Delegacia de Saúde de S. Vicente. A estrutura contempla salas de optometria e ecografia e um serviço de estomatologia e faz parte de um investimento nacional no sector orçado em cerca de um milhão de contos, financiado pelo Executivo e comparticipado pelo Governo da Bélgica.
Este centro vai atender S. Vicente e as restantes ilhas de Barlavento, que se junta a Farmácia da Delegacia da Saúde recentemente inaugurada e que funciona 24/24 horas, incluindo os fins de semana. Para Elísio Silva, há muito que se estava à espera destes equipamentos.
“Hoje podemos ver vários equipamentos aqui que estávamos à espera há muito tempo. Há cinco anos temos um edifício bonito, mas não se via muitas pessoas aqui porque não havia organização e nem equipamentos”, referiu, sinalizando como exemplo a existência agora de uma sala de estomatologia bem equipada e pronta para servir os utentes mais necessitados da ilha.
Já o Primeiro-ministro destacou o facto do Centro de Diagnóstico do Mindelo vir aliviar o Hospital Baptista de Sousa um pouco da pressão e prestar serviços à população, sobretudo aos mais necessitados. “Visa oferecer melhores condições de trabalho também aos técnicos, que estarão muito mais motivados para fazer o seu serviço”, referiu.
Em jeito de remate, UCS avançou que este investimento resulta de uma opção clara de dotar todos os centros de saúde e hospitais do país de melhores condições, visando a melhoria da prestação da saúde.
Lidiane Sales (Estagiária)