A ilha do Sal recebe este sábado, 27, a VII Reunião de Alto Nível entre o Governo de Cabo Verde e o Governo Regional das Canárias, co-presidida por Ulisses Correia e Silva e por Fernando Clavijo Batlle. Esta cimeira constitui um momento importante para o diálogo político entre os dois arquipélagos, com o objetivo de reforçar e elevar as relações económico-empresariais e para fazer o balanço geral da cooperação bilateral e no âmbito da Macaronésia.
Em comunicado, o executivo informa que, além da revisão das relações bilaterais nas áreas de Turismo, Economia Azul, Água e Energias Renováveis, Ambiente, Transportes, Educação, Formação e Capacitação, a reunião proporcionará a oportunidade de rever o Programa de Cooperação INTERREG MAC 2021-2027 e as relações no contexto da Macaronésia.
Paralelamente à reunião de alto nível, decorrerá um Encontro de Cooperação Cabo Verde – Canárias, centrado no setor do turismo. Antes da Cimeira, prevê-se um tête-à-tête entre o Chefe do Governo de Cabo Verde e o Presidente do Governo Regional das Canárias. A Cimeira culminará com a adoção de uma Declaração Final, seguida por uma Declaração à Imprensa.
De acordo com o governo, no final da VII Reunião, será assinado um protocolo de cooperação entre a Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde (EHTCV) e a sua congénere das Canárias (HECANSA). ‘O Primeiro-ministro liderará uma delegação de alto nível, incluindo os ministros do Turismo e dos Transportes, Carlos Santos, da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, e a Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Miryan Vieira,’, reforça.
Cabo Verde e Canárias mantêm, desde os anos noventa, relações de amizade e solidariedade, refletidas em diversas ações concretas de cooperação bilateral e no contexto da Macaronésia. Durante a sua estadia na ilha do Sal, o Primeiro-ministro presidirá também à assinatura do contrato das obras de expansão e modernização do Porto de Palmeira e a cerimónia de entrega de 236 Carteiras Profissionais, no dia 27, no Hotel Robinson.
Esta iniciativa, coordenada pelo Ministério do Turismo e Transportes, visa reconhecer, validar e certificar competências profissionais adquiridas ao longo da vida, contribuindo para elevar os níveis de qualificação da população ativa.