Hotel Marriott (Sheraton) inaugurado esta tarde pelo PM em São Vicente

O Primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, preside na tarde de hoje a inauguração do hotel Four Points by Sheraton, marca do grupo internacional Marriot. Trata-se de hotel cinco estrelas, com uma presença marcante na praia da Lajinha em São Vicente, que vai reforçar de forma significativa a oferta turística da ilha com mais 127 quartos, piscinas, lojas e restaurantes.

A inauguração deste empreendimento turístico ocorre cinco anos após o lançamento da primeira pedra para a sua construção, em plena pandemia da Covid-19. Na altura, Ulisses Correia e Silva, que presidia ao ato, afirmou que este é um investimento estratégico, que envolve valores que ultrapassavam os seis milhões de contos, com perspectiva de criar mais de 500 empregos directos. 

Tendo em conta a sua relevância – acredita-se que vai ser um grande fator de promoção externa do país e terá um efeito multiplicador sobre a economia -, em novembro passado o Governo aprovou a concessão de um aval estatal à empresa para um empréstimo bancário no valor de mais de 275,6 mil contos, destinado à reparação de danos causados pelas intensas chuvas de 11 de agosto  na ilha de São Vicente.

O Governo justifica este apoio, cujo o prazo global de amortização é de 42 meses – seis de desembolso e mais 36 para , incluindo seis meses de desembolso e 36 meses de pagamento, conforme o plano financeiro aprovado pelo banco credor – com o argumento de que o empreendimento representa um investimento de grande relevância económica e social, com impacto na criação de emprego, geração de riqueza e reforço da competitividade do destino turístico Cabo Verde.

Ainda em São Vicente, o PM cumpre uma extensa agenda de atividades que, do seu ponto de vista, marcam investimentos relevantes para o desenvolvimento urbano, económico e social da ilha. Assim, para o dia de hoje, 28, a agenda inicia-se a partir das 9 horas, com a apresentação do projeto e assinatura do contrato da empreitada de rede de esgotos, reasfaltagem e requalificação da Avenida Marginal, seguida do lançamento da primeira pedra das habitações para jovens a custo controlado na Urbanização Quinta Sant’Anna. Ainda, visita às obras das 22 habitações do Aldeamento Rozar e inaugura Inauguração Vila Clarinete.

Amanhã, vai presidir o encontro-balanço da execução do programa de recuperação pós-tempestade Erin e abrir o evento “Conversas do Fomento”, com empresários de São Vicente. Está previsto ainda a inauguração da Fábrica Hygienus Industrial, e do sistema de armazenamento de energia em baterias de São Vicente (8MW/8MWh), reforçando a transição energética e a segurança do sistema elétrico da ilha.

Sair da versão mobile