O Hospital Dr. Baptista de Sousa reagiu com indignação ao teor da comunicação feita pelo deputado João do Carmo, proferido em conferência de imprensa no Mindelo, no dia 07 de outubro. A direcção diz que é completamente falso e despido de quaisquer fundamentos, que as refeições no HBS sejam servidas por serviços de Catering.
No comunicado de imprensa enviado à redação do Mindelinsite, a direcção do HBS afirma que o deputado João do Carmo não contactou o hospital pessoalmente e nem colheu as informações nos serviços hospitalares. “Todas as refeições oferecidas aos doentes internos no HBS são confeccionadas na própria cozinha hospitalar e distribuídas após empratamento no local da confecção para os diferentes sectores, nos horários pré-estabelecidos”, lê-se no documento.
Para a direcção do Hospital Baptista de Sousa, a confusão do deputado tem a ver com o facto de, temporariamente, e enquanto se aguarda que a nova cozinha, recentemente feita seja equipada de novo, estando o concurso para o efeito em curso e em vias de finalização estar a funcionar num outro edifício.
“As refeições fornecidas pelo HBS são de boa qualidade, respeitam as necessidades nutricionais dos doentes e vão ao encontro com as dietas prescritas para cada doente”, pontua, realçando que a dieta alimentar no hospital é elaborada por profissionais qualificados, nutricionistas que fazem parte do quadro de pessoal.
Quanto aos horários, acrescenta, estes são predicamentos estabelecidos e cumpridos com o rigor possível. Admite, no entanto que, muito excepcionalmente, poderão acontecer atrasos na confecção e consequentemente, também na distribuição. “O pequeno almoço é distribuído às 8h, o almoço às 12 e o jantar às 18 horas”, enfatiza.
Em jeito de remate, a direcção se disponibiliza para prestar todos os esclarecimentos sobre o funcionamento do hospital ao deputado João do Carmo, evitando assim que se disserte sobre matéria. Aproveita ainda para fazer a este um convite para visitar a cozinha do hospital para aquilatar da verdade.