A transformação digital já está em curso em Cabo Verde e esse facto, segundo Guevara Cruz, DG da Directel Cabo Verde, está evidente nos comportamentos das crianças. Hoje, frisa, meninos de 10 anos conseguem manipular dispositivos móveis com facilidade e constata-se a tendência para utilizarem os equipamentos touch. “Podemos verificar que as crianças estão mais touch, usam menos os teclados convencionais”, salienta esse responsável pelos serviços das Páginas Amarelas.
Guevara Cruz lançou esse alerta ontem à tarde na cidade do Mindelo, durante a apresentação pela empresa PRIMAVERA da versão 10 do seu programa de facturação e gestão, onde abordou o tema “A digitalização do mundo: Abraçar a mudança”. Como frisou, hoje quem não apanhar a onda da transformação tecnológica será ultrapassado. “A cada dia o mercado traz novas exigências e nem todos os produtos-serviços apresentados pelas empresas estão ao alcance das exigências do consumidor”, realça Guevara Cruz, para quem a sobrevivência das empresas irá depender das suas capacidades em conhecer as necessidades dos clientes e terem o foco nos resultados.
“Quando falamos da era digital assumimos à partida que eliminamos a utilização do papel em detrimento dos suportes digitais. No entanto, os desafios da era digital são bastante mais complexos não se tratando apenas de mudança, mas sim de adaptação e reorganização a um novo e desconhecido universo digital”, enfatiza o nosso entrevistado. No entanto, este adverte que, com a introdução das soluções na era digital, a transição acontece com uma maior rapidez.
Uma das preocupações, diz Guevara, é saber até que ponto as empresas cabo-verdianas estão cientes da transformação em curso e se as estruturas organizacionais permitem-lhes acompanhar as tendências globais. Por aquilo que conhece da realidade nacional – enquanto gestor da Directel, editora da Lista Telefónica de Cabo Verde (75% de penetração nas residências nacionais), Guia Turístico Oficial de Cabo Verde, Diretório Parceiros&Negócios, Diretório online, com uma base de dados de 6500 clientes – ressalta que é preciso acompanhar a transformação com a capacitação dos colaboradores, para que possam tirar vantagens do contexto digital.